Um planeta pequeno, mas poderoso que, de acordo com a astrologia, ilumina a ferida mais profunda no mapa natal e aponta para o norte em direção à cura espiritual.
Quíron – também conhecido como Quiron ou ‘a ferida que não cicatriza’ – é um pequeno planetóide que oscila irregularmente entre as órbitas de Saturno e Urano e revela, mais do que uma dor incurável, um portal de luz para a transmutação espiritual.
O que Quíron significa na astrologia?
Quiron na astrologia representa uma ferida que, supostamente, não cicatriza. No entanto, muitos astrólogos preferem ver este planetóide como uma pequena porta dourada que esconde a cura da alma.
Dizem que a ferida quironiana é composta por duas lesões. O primeiro é o trauma causado pelo simples – e não tão simples – de nascer. A segunda é aquela ferida da infância que, ao longo da vida, se manifesta uma e outra vez revelando novas nuances para iluminar através da sabedoria.
O signo do zodíaco e a casa astrológica em que este planeta menor está localizado revelam qual é essa lesão que marca um indivíduo em sua vida inicial e o acompanha pelo resto de sua existência, no caminho eterno para a ascensão espiritual.
Esta ferida é particularmente dolorosa. Normalmente, os mecanismos de defesa de uma pessoa – representados por Saturno, a lua e Plutão – servem para protegê-la. Se em vez de se esconderem atrás de uma fachada, afogar suas tristezas ou reagir de maneiras ofensivas, as pessoas se conectassem com Quíron, com aquela ferida original que reside na infância, o mundo seria diferente. Quíron é um lugar lamentável em todo mapa astral. Representa aquela emoção com a qual, mesmo em terapia, é difícil dialogar. No entanto, assistir a esta parte dolorida abre-se o portal de luz. Um espaço para curar e ajudar os outros a fazê-lo também.
O que é Quíron no mapa astral?
No mapa astral, Quíron representa uma ferida que nunca termina de cicatrizar completamente. Uma lesão infantil que só alivia quando é abraçada e que, além do tempo e das múltiplas terapias, sempre guarda resíduos de dor. Quiron gera uma sensação de falha na área do mapa natal em que está posicionado. No entanto, este terreno também esconde um potencial infinito de luz, talento e dons para ajudar os outros a se curar.
Qual é o mito de Quiron?
De acordo com a mitologia grega, Quiron era um centauro sábio, extremamente diferente de outros em sua classe, caracterizado por sua natureza violenta.Quíron se distinguia por seus dons para curar e compartilhar seus conhecimentos. Um dia infeliz, apontando sua flecha para outros centauros que causavam conflito, Hércules acidentalmente dispara uma flecha envenenada em Quíron, causando uma lesão incurável em seu joelho. É assim que esse curandeiro começa a sofrer uma ferida impossível de curar. Sua dor desmedida o leva a ressentir sua imortalidade, desejando morrer para se livrar de tanto sofrimento. Observando sua luta, Prometeu intervém e o ajuda a subir aos céus, transformando-o na constelação de Sagitário. Através deste agrupamento estelar, hoje a astrologia lembra este mito que preserva a sabedoria e os ensinamentos de Quíron. No entanto, quando os astrólogos falam de Quíron, eles não estão se referindo à constelação de Sagitário, mas a um planeta menor que oscila entre as órbitas de Saturno e Urano e, de acordo com a astrologia, carrega a energia dessa figura mítica.
Qual é o signo de Quíron?
Por ser um planeta menor, Quíron não governa nenhum signo do zodíaco. No entanto, muitos astrólogos afirmam que tem maior incidência em Virgem. Como o Quiron mitológico, os virginianos possuem um espírito prestativo e convivem com uma constante sensação de ‘falha’ em seu interior. Por sua grande sabedoria e através da mitologia, também está associado ao signo de Sagitário.
O que acontece quando Quiron é retrógrado?
Todo planeta retrógrado convida à pausa e à introspecção. Quiron retrógrado propõe revisar como a ferida quironiana afeta a área que sugerem a casa e o sinal sobre a qual ela transita. A retrogradação de todo planeta gera maior consciência na área do mapa astral em que se manifesta. Uma vez finalizado, permite que o indivíduo continue avançando com maior consciência e ferramentas reforçadas.
Por exemplo, Quiron natal na décima primeira casa – relacionada aos grupos de pertencimento – poderia estar relacionado a um bullying pesado durante a infância. Retrógrado na sexta casa – associada ao trabalho – poderia convidar a rever como essa ferida da infância afeta o desenvolvimento social no ambiente de trabalho.
Quanto tempo dura o ciclo de Quiron?
Oscilando entre as órbitas de Saturno e Urano, a trajetória deste planetóide é absolutamente irregular, por isso leva cerca de cinquenta anos para dar uma volta completa ao redor do sol.
Quando ocorre o retorno de Quiron?
O retorno de Quíron bate à porta aproximadamente aos cinquenta anos de idade e propõe uma corajosa reconexão com aquela ferida que reside na criança interior, para oferecer luz e viver mais leves.
Quíron em Signos e Casas
Quiron em Áries ou na casa 1
A ferida quironiana de pessoas com Quíron em Áries ou na primeira casa, geralmente ocorre perto de seu nascimento. Isso muitas vezes se reflete em sua aparência física, já que a casa 1 está associada à imagem pessoal. Esta lesão cria uma sensação de falha extremamente íntima. Uma percepção de falha no ‘eu’, que pode ser intensamente frustrante. A chave para aqueles com esse posicionamento astrológico é reconhecer que não existe, verdadeiramente, essa falha. A proposta é se animar a agir sem medo do ‘que dirão’ e se mostrar diante do mundo de forma autêntica, com suas perfeições e imperfeições.
Quiron em Touro ou na casa 2
A ferida incurável das pessoas com Quiron em Touro ou na segunda casa está intimamente relacionada ao valor pessoal. É possível que em sua infância, eles tenham se sentido muito desvalorizados. Ao longo de sua vida, essa lesão pode gerar dificuldades para materializar seus próprios recursos por falta de autovalor. Também pode causar alguma rejeição em relação ao seu corpo ou aos prazeres da vida, por não se sentirem merecedores de abundância. A chave para as pessoas com esse posicionamento é nutrir o amor próprio em consciência, para fazer florescer os frutos do valor pessoal, como uma autoestima saudável, um trabalho bem remunerado e uma relação harmoniosa com o corpo e o prazer.
Quíron em Gêmeos ou na casa 3
Quíron em Gêmeos ou na casa 3 geralmente representa uma ferida relacionada aos irmãos. Às vezes são irmãos perdidos durante a gravidez da mãe e outras vezes são dinâmicas de irmandade que produzem uma profunda dor durante a infância, deixando uma marca indelével. Essa lesão muitas vezes se manifesta em dificuldades de aprendizagem ou comunicação desde cedo. A luz por trás desse posicionamento quironiano é encontrada através da comunicação. A palavra, por meio da fala ou da escrita, tem o dom de ajudar as pessoas com esse posicionamento a curar essa ferida na alma.
Quíron em Câncer ou na casa 4
Quíron no signo de Câncer ou na quarta casa dói nas águas mais profundas da alma, porque esta é uma ferida produzida no lar ou núcleo familiar durante a infância. Normalmente, os jovens adultos com esse posicionamento escapam para o lar e a família, polarizando-se na casa oposta – a dez – relacionada ao sucesso profissional. Pessoas com Quiron em Câncer ou na casa 4 podem encontrar um grande alívio na terapia. A chave é provar a si mesmos que podem encontrar um lar dentro de si mesmos, escrever sua história do zero e construir sua própria casa, sendo este um lugar alegre e harmonioso. O segredo é começar por deixar de fugir para o trabalho e começar a habitar este lugar desconfortável chamado casa, até que se torne um lar.
Quirón em Leão ou na casa 5
Em algum momento de sua infância, as pessoas com Quíron em Leão ou na quinta casa se sentem pouco vistas, insuficientemente aplaudidas ou criativamente desencoramadas. Com o tempo, essa ferida gera um bloqueio criativo, ou pelo contrário, uma necessidade exaltada de ser reconhecido, principalmente criativa ou artisticamente. Para brilhar, a chave para aqueles com esse posicionamento é se reconectar com seu filho interior. Em se declarar criativo e trazer à luz seus dons artísticos, colocando-os em prática, para desbloquear sua energia criativa. Em encontrar o reconhecimento dentro de si e parar de procurá-lo no mundo exterior.
Quíron em Virgem ou na casa 6
Quíron em Virgem ou na sexta casa pode representar uma lesão física ou uma infância com pais extremamente auto-exigentes, que geram no indivíduo uma profunda sensação de falha, imperfeição ou insuficiência. Frida Kahlo tinha Quiron na casa 6. Muitas pessoas com esse posicionamento canalizam sua insatisfação através da alimentação ou manifestando altos níveis de perfeccionismo, tanto sobre si mesmas quanto sobre o próximo. No fundo, eles convivem com uma sensação frustrante de falha interna. A melhor recomendação para as pessoas com esse posicionamento é encontrar a luz através de rotinas saudáveis, ter compaixão por si mesmas e trabalhar no entendimento de que a perfeição não é uma opção.
Quiron em Libra ou na casa 7
A ferida mais profunda das pessoas com Quíron em Libra ou na casa sete é amarrar. Provavelmente, em sua infância, eles tiveram uma experiência traumática através de um vínculo de par. Isso faz com que, ao longo de sua vida, eles tendam à independência emocional, a evitar estabelecer laços de casal, preferindo a solidão e a ver sua lesão refletida nos outros. A chave para este posicionamento é alcançar a reconciliação com o vínculo. Entenda que, embora todo relacionamento possa gerar dor, também pode ser uma fonte de amor. Outro bom conselho é evitar a complacência excessiva com o próximo, uma atitude que as pessoas com Quíron costumam tomar em Libra ou na casa sete quando estão em um casal, a fim de evitar conflitos.
Quíron em Escorpião ou na casa 8
Assim como Quíron em Câncer ou na casa quatro, Escorpião e a oitava casa são pântanos de dor. Normalmente, a ferida quironiana neste campo do mapa astral revela um abuso na infância, físico ou psicológico. Com o tempo, esse trauma pode assumir a forma de bloqueio sexual, controle obsessivo ou posse em casal. Em outros casos, manifesta-se como uma profunda sensação de dor emocional constante. A terapia é uma grande aliada para as pessoas com esse posicionamento que, com o passar dos anos, podem se tornar extremamente poderosas por sua capacidade de ter empatia com a aflição alheia ou se tornar terapeutas ilustres. São indivíduos que conhecem a dor como a palma de suas mãos e geralmente transmutam para voar alto como uma fênix.
Quiron em Sagitário ou na casa 9
Em uma idade precoce, as pessoas com Quíron em Sagitário ou na nona casa geralmente experimentam uma grande decepção relacionada à fé. Algo ou alguém em quem eles acreditam cegamente os decepciona, e então eles passam a vida inteira procurando uma religião, uma filosofia ou um guru em quem acreditar. No entanto, com este posicionamento astrológico, as decepções são constantes, até que o indivíduo descobre que, o único mestre capaz de guiar seu caminho, habita dentro de si mesmo.
Quíron em Capricórnio ou na casa 10
Quíron em Capricórnio ou na décima casa representa uma ferida em relação ao pai ou à mãe. Figuras de autoridade duras ou extremamente exigentes, que provocam no indivíduo uma forte necessidade, ao longo de sua vida, de provar ao mundo que são capazes de alcançar o pico mais alto do sucesso. Esse anseio, no entanto, está ligado à sensação de ter uma asa quebrada. Com esse posicionamento tenaz, o segredo para voar alto reside em reconhecer que não existe tal asa quebrada. Em entender que não há nada a mostrar a esse pai, nem a essa mãe, nem ao mundo exterior, e brilhar no alto por e para si mesmo.
Quiron em Aquário ou na casa 11
Em Aquário ou na décima primeira casa, Quirón ilumina uma lesão causada pelo bullying grupal durante a infância. Essa dor perdura ao longo da vida como uma ferida social, que pode gerar no indivíduo uma sensação de falha na hora de se relacionar em contextos de grupo, sentindo-se constantemente diferente ou se adaptando demais para ser aprovado. A cura, para as pessoas com esse posicionamento, reside em reconhecer a origem de sua ferida e em se expor com coragem diante do grupo de forma autêntica, para entender que podem ser apreciadas por quem realmente são.
Quíron em Peixes ou na casa 12
Quiron em Peixes ou na casa 12, ao contrário de todos os signos e casas anteriores, representa uma lesão causada antes do parto, na fase de gestação. Essa ferida causa medo da incerteza, da perda de controle ou do que se esconde nas profundezas do subconsciente. Este terreno do mapa astral é extremamente abstrato. As pessoas com Quíron neste posicionamento encontram a luz comungando com a espiritualidade; entrando em paz com a realidade de fazer parte de um universo infinito, cheio de mistérios. As terapias intrauterinas também são uma excelente ferramenta de cura para aqueles com a ferida no último signo da roda do zodíaco ou sua casa análoga.



















