Universitários e produtores debatem a sustentabilidade da cultura do milho

Fonte: Assessoria/Marina Torres

Alta do milho se mantém com oferta limitada e demanda firme em MT
Foto: CenárioMT

O V Encontro de Extensão Rural do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG teve como tema central “Cultura do milho: qualidade, pós-colheita e controle biológico”. O evento foi realizado no último dia 10 sob a cooperação da professora Kátia Daniela Ribeiro e contorno com a colaboração ativa de alunos de Engenharia Agronômica.

Os principais tópicos da programação focaram na sustentabilidade e eficiência da produção agrícola. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Marco Aurélio Pimentel falou sobre armazenamento, abordando a importância de garantir a manutenção da qualidade dos grãos após a colheita.

[Continua depois da Publicidade]

Já o agrônomo Sinval Lopes, também da Embrapa, apresentou o Controle Biológico de previsões no milho e as previsões econômicas para implantação de biofábricas.

Foram demonstrados métodos seguros para a proteção da produção e análises da política econômico-financeira dos empreendimentos rurais. “Explicamos o processo completo para a implantação de uma biofábrica, desde a realização de um diagnóstico e análise de mercado, até a elaboração do plano e do modelo de negócio. O comprometimento, a dedicação e o interesse profundo dos alunos no avanço do conhecimento foram os grandes destaques desse evento”, afirmou Sinval Lopes.

[Continua depois da Publicidade]

O encontro promoveu uma troca de experiências entre profissionais, universitários e produtores rurais, buscando fortalecer o desenvolvimento do setor agropecuário regional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .