A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), concluiu nesta terça-feira (11) a avaliação nutricional de estudantes matriculados em creches e escolas públicas. No total, 3.567 crianças foram atendidas neste ano. A iniciativa faz parte das políticas de segurança alimentar e nutricional na rede de ensino.
O trabalho foi realizado por uma equipe que inclui o nutricionista Vinicius Martin e estagiárias da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), vinculadas à Coordenadoria de Nutrição Escolar. Durante a avaliação, foi medido o IMC (Índice de Massa Corporal) das crianças. Os resultados serão entregues à direção escolar para comunicação aos pais e responsáveis.
A coordenadora de Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani Minas Novas, explicou que a avaliação é crucial para a execução do plano nutricional e para garantir o direito à segurança alimentar, previsto na Constituição Federal e no ECA.
“Essa atividade de medir o IMC das crianças é justamente para auxiliar na identificação daqueles que apresentam desvios no estado nutricional. São exemplos crianças com desnutrição, excesso de peso ou obesidade,” explicou a coordenadora.
A partir dessa identificação, a equipe de nutricionistas atua para minimizar os problemas através de:
- Planejamento e melhoria dos cardápios escolares.
- Promoção de atividades de educação alimentar (incentivo ao consumo de frutas e hortaliças).
- Encaminhamento para a rede pública de saúde, quando necessário.
A intervenção precoce visa prevenir doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida, favorecendo também o aprendizado e o desempenho escolar das crianças.
O trabalho de avaliação atendeu crianças de diversas creches e escolas, incluindo a Escola Tereza Lobo, Caic Francisca de Arruda, Constança Figueiredo Palma, Irmã Maria Betty, Joana D’Arc, Quintino Freitas, São Sebastião, Tereza Benguela e Vereador Paulo, além dos Centros Municipais de Educação Infantil Auro Ida e Leonel Brizola.

















