Sonia Guajajara fala sobre protagonismo indígena na COP 30 nesta quinta (13)

Titular dos Povos Indígenas será entrevistada por rádios e portais de notícias de todo o país a partir de 8h. Ministra destacará ações de proteção territorial e atuação da pasta na COP30

Fonte: AgênciaGov

Sonia Guajajara fala sobre protagonismo indígena na COP30 nesta quinta (13) -
Sonia Guajajara fala sobre protagonismo indígena na COP30 nesta quinta (13) -

A ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sonia Guajajara, será a entrevistada do programa “Bom dia, Ministra” desta quinta-feira, 13 de novembro. Em participação especial direto de Belém (PA), sede da COP30, a ministra falará sobre o protagonismo indígena nas discussões climáticas e as ações do Governo do Brasil para proteção dos territórios.

PROGRAMAÇÃO — Com a COP30 em andamento na capital paraense, Guajajara destacará a mobilização histórica dos povos originários. Um dos pontos centrais da participação indígena no evento é o espaço Círculo dos Povos e a Aldeia COP. As programações contam com uma série de atividades para debater a vivência e experiências como caminhos para a busca de soluções no combate à emergência climática global. Está prevista a participação de mais de 3 mil indígenas de todo o mundo durante a Conferência.

[Continua depois da Publicidade]

DESINTRUSÕES — Durante a entrevista, Sonia Guajajara também reforçará as principais pautas do ministério, como as demarcações e as ações de desintrusão de Terras Indígenas, temas centrais para a proteção ambiental e desses povos. No início de novembro, a primeira fase da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, garantiu a proteção do território e impôs um prejuízo de R$ 7,5 milhões aos infratores.

GESTÃO E PROTEÇÃO — Outro tema da conversa será a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). A titular do MPI explicará como a medida, construída com ampla participação dos povos indígenas, funciona como instrumento fundamental para garantir a proteção, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais naturais das terras indígenas.

[Continua depois da Publicidade]

FUNDO FLORESTAS — Guajajara também abordará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) e explicará a regra que reserva 20% dos recursos repassados a cada nação com florestas tropicais diretamente para os povos indígenas e comunidades locais. No Brasil, a verba poderá fortalecer diversas medidas de conservação, como o Bolsa Verde, a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e ações de incentivo à bioeconomia.

YouTube video

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” pode ser acompanhado ao vivo pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube , Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Emissoras e jornalistas interessados em participar do “Bom Dia, Ministra” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Há 15 anos, o CenárioMT é uma das principais referências em jornalismo regional, levando informação precisa e atualizada aos leitores de Mato Grosso. Para enviar sugestões, opiniões, reclamações ou pautas, utilize o e-mail: [email protected]