A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou a sétima morte decorrente da passagem de três tornados pelo estado, ocorrida na última sexta-feira (8). A vítima, identificada como José Eronildes de Almeida, de 70 anos, morreu no sábado (9), em Rio Bonito do Iguaçu, devido a insuficiência cardíaca aguda.
De acordo com informações dos governos do Paraná e de Santa Catarina, seis tornados se formaram a partir das mesmas condições atmosféricas, atingindo, de forma quase simultânea, ao menos seis municípios nos dois estados. Entre as cidades afetadas estão Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava, no Paraná, além de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina.
Rio Bonito do Iguaçu registrou os maiores danos, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, que afetaram cerca de 90% da área urbana. Das sete mortes contabilizadas até agora, seis ocorreram no município.
A sétima vítima foi registrada em Guarapuava. Até a tarde desta terça-feira (11), ao menos 20 pessoas permaneciam internadas em diferentes hospitais da região.
A rede estadual de saúde contabilizou 835 atendimentos relacionados aos tornados e mobilizou mais de 400 profissionais, incluindo equipes de emergência, médicos, enfermeiros, técnicos e voluntários.
O governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e homologou situação de emergência em outras 32 cidades que também enfrentaram eventos climáticos severos nas últimas duas semanas, como tempestades, enxurradas, vendavais e granizo.

















