Subestação no Pará é alvo de investigação após suposta ameaça

Autoridades federais e estaduais investigam denúncia de intimidação a funcionários e interrupção de obras em uma unidade considerada infraestrutura crítica.

Fonte: CenárioMT

Subestação no Pará é alvo de investigação após suposta ameaça
Subestação no Pará é alvo de investigação após suposta ameaça - Foto: Ricardo André PM-PA

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Pará investigam uma suposta ameaça contra trabalhadores e instalações de uma subestação de energia em Marituba. De acordo com a Belém Transmissora de Energia, um homem que afirmou integrar uma facção criminosa teria exigido a suspensão imediata das obras de reforço e expansão no local.

Segundo a empresa, o mesmo indivíduo também teria determinado que as atividades operacionais da unidade fossem interrompidas diariamente a partir das 15h. A companhia alertou que a subestação é uma infraestrutura crítica para o Sistema Interligado Nacional e que qualquer impedimento ao acesso de técnicos pode comprometer o abastecimento elétrico da Região Metropolitana de Belém.

[Continua depois da Publicidade]

Após receber a comunicação da transmissora, o Ministério de Minas e Energia acionou o Ministério da Justiça, o Gabinete de Segurança Institucional e o governo estadual. O objetivo é garantir medidas preventivas e de monitoramento, especialmente em razão da realização da COP30 em Belém.

A Polícia Federal confirmou a abertura de inquérito para identificar o autor das ameaças e verificar se há vínculo com organização criminosa. As forças de segurança trabalham de forma conjunta para assegurar a continuidade do serviço público e a integridade dos trabalhadores.

[Continua depois da Publicidade]

O governo federal também autorizou a atuação das Forças Armadas na proteção de estruturas estratégicas durante o período do evento internacional, reforçando a segurança em subestações e outras instalações energéticas no estado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]