Escolas municipais de Várzea Grande estão participando do projeto “Zupt, A Energia da Vida”, promovido pela concessionária de energia e pela agência Procel. O objetivo é formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando o ensino da eficiência energética e da cidadania na educação básica.
O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, destacou a importância da adesão das escolas públicas em projetos que despertem o interesse dos alunos para o uso consciente e a economia de energia, visando o futuro. Ele informou que as escolas receberam, além dos Certificados, o kit Zupt com material didático para que os professores possam implementar a metodologia em sala de aula.
De acordo com o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o projeto ZUPT foi criado para ser parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e educadores.
Em Mato Grosso, o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ao todo, 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá receberão o certificado ZUPT – A Energia da Vida e a metodologia educacional.
Miguel Marques afirmou que o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia e que o objetivo é que o jovem use essa energia da melhor forma possível.
As escolas da rede municipal de Várzea Grande que já aderiram ao projeto são as EMEBs: Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite. A subsecretária de Educação da SMECEL, profª Eva de Paulo, informou que outras escolas da rede municipal também irão aderir ao projeto educativo.


















