A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) inicia nesta quinta-feira (06/11), em Lucas do Rio Verde, a terceira e última etapa do circuito de palestras sobre a Reforma Tributária e seus impactos no agronegócio. Nos próximos dias, a rodada vai percorrer outros cinco municípios para orientar produtores, contadores e advogados para as novas obrigações previstas na Lei Complementar nº 214/2025.
Desde o início de setembro, o circuito passou por 19 municípios e reuniu cerca de 1.700 participantes. O ciclo se encerra em 12 de novembro, em Cuiabá, após uma sequência de encontros voltados a esclarecer, de forma prática, as mudanças no dia a dia do campo.
Neste momento, a agenda ganha peso com a expectativa de publicação, ainda em novembro, do regulamento federal da reforma, que detalhará obrigações, prazos e rotinas de apuração. A Famato prevê a continuidade do circuito no início de 2026, para acompanhar a regulamentação, traduzir regras e apoiar decisões nas propriedades e nas empresas rurais. A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT) e com apoio dos Sindicatos Rurais.
“Discutir a reforma é proteger quem produz. A Famato tem o dever de abrir caminho, levar informação de qualidade e aproximar especialistas do produtor. Nossa missão é transformar um tema complexo em orientação clara, para o campo planejar com segurança e cumpra as novas regras sem perder competitividade”, afirma Vilmondes Tomain, presidente do Sistema Famato.
Programação desta etapa
06/11 (qui) — Lucas do Rio Verde, às 18h
07/11 (sex) — Nova Mutum, às 14h
08/11 (sáb) — Tapurah, às 8h
10/11 (seg) — Campo Verde, às 7h30
10/11 (seg) — Jaciara, às 19h
12/11 (qua) — Cuiabá, às 8h


















