A abertura da Expoind MT 2025 — Feira de Negócios da Indústria de Mato Grosso — foi prestigiada por autoridades políticas e empresariais na noite de terça-feira (4), no Centro de Eventos do Pantanal. Estiveram presentes a prefeita em exercício, coronel Vânia Rosa, o Governador do Estado, Mauro Mendes, além de empreendedores, deputados e vereadores. A programação da feira segue até o dia 6, com palestras e exposições.
A prefeita em exercício parabenizou os organizadores e destacou a importância da agricultura familiar e da produção de alimentos para o Brasil. Ela criticou o retorno injusto de tributos e investimentos aos estados e produtores que mais geram riqueza, classificando essa lógica como “colonial”, onde quem produz continua sendo explorado.
A coronel Vânia Rosa defendeu que “é preciso valorizar o que é produzido em Mato Grosso. Consumir e promover os produtos locais, fortalecendo a economia e a sustentabilidade”. Ela também reafirmou seu compromisso em apoiar o setor produtivo na luta por maior reconhecimento e valorização daqueles que sustentam o país.
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, classificou a feira como um momento histórico para o estado e para o Sistema Fiemt, por ser um grande palco para mostrar a força, capacidade e protagonismo da indústria mato-grossense. Ele lembrou que 2025 é um ano simbólico, pois marca os 50 anos da Fiemt, celebrando meio século de trabalho, desafios, conquistas e compromisso com o desenvolvimento estadual.
Por sua vez, o Governador Mauro Mendes destacou que a indústria de Mato Grosso é um setor estratégico e complementar ao agronegócio, sendo responsável pelo forte crescimento econômico do Estado nas últimas décadas. Ele pontuou: “O futuro de Mato Grosso é promissor, com oportunidades para novos investimentos e expansão industrial sustentável”.
O Governador também expressou preocupação com a situação econômica nacional, devido ao desequilíbrio das contas públicas federais e seus possíveis reflexos negativos sobre estados e municípios. Contudo, ele frisou: “Mas, o Governo de Mato Grosso tem feito sua parte, mantendo equilíbrio fiscal e realizando investimentos significativos, o que demonstra que Mato Grosso vive outro cenário se comparado ao cenário econômico brasileiro”.
A abertura da feira contou com a apresentação cultural do Grupo Flor Ribeirinha e uma palestra com o economista Samy Dana. A prefeita em exercício acompanhou a programação até o final.


















