Estudante representa MT em webinário do MEC

Matheus Henrique destacou a importância do Pantanal e do consumo consciente de energia em evento nacional do MEC.

Fonte: da Redação

Estudante de MT representa Pantanal em webinário do MEC
Estudante de MT representa Pantanal em webinário do MEC - Foto: SEDUC

O estudante Matheus Henrique Policarpo Santos, da Escola Estadual Domingos Briante, em São José do Rio Claro, Mato Grosso, representou o estado em um webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (04/11). O evento abordou Educação e Mudanças Climáticas no contexto da COP30, conferência da ONU sobre clima prevista para 10 a 21 de novembro em Belém (PA), conforme nota oficial do MEC disponível em portal do MEC.

Matheus apresentou o projeto “Do Local ao Global: Práticas de Educação Híbrida para Pensar e Agir Frente às Mudanças Climáticas”, desenvolvido no Curso de Formação Pedagógica da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). Segundo ele, a experiência foi mais do que acadêmica: A escola é o lugar onde tudo começa. Se cuidarmos da energia, da água e do nosso ambiente, estamos cuidando também das pessoas.

[Continua depois da Publicidade]

Contexto e impacto do projeto

O projeto de Matheus surgiu da análise do consumo residencial de energia elétrica, estimulando alunos a refletirem sobre como hábitos cotidianos afetam o clima. Durante a live, o estudante destacou os impactos das mudanças climáticas no Pantanal, explicando que incêndios e alterações climáticas prejudicam diretamente a saúde das comunidades locais.

Para ampliar o alcance da iniciativa, a turma produziu conteúdos digitais, especialmente para o Instagram, transformando a rede social em uma vitrine de conscientização ambiental. Conforme a professora Adriana Barros Castanha, uma das idealizadoras, O objetivo foi aproximar conceitos científicos da experiência diária dos alunos, mostrando que aprender também é um ato de cuidado.

[Continua depois da Publicidade]

Educação híbrida como ferramenta de engajamento

A abordagem híbrida combinou atividades presenciais e remotas, articulando diversas áreas do conhecimento e metodologias pedagógicas. Segundo a RIEH, o projeto demonstrou que a educação híbrida vai além do uso de tecnologia, sendo um instrumento de conexão entre territórios, saberes e propósitos.

O vídeo institucional enviado ao MEC contou com o apoio da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Diamantino e colaboração das educadoras Aparecida Vinhal Lourenço, Laren Nasgorski, Neide Lopes dos Santos Silva e Maria Aparecida Rodrigues Fonseca.

Participação nacional

Além de Matheus, outros cinco estudantes representaram biomas brasileiros de Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Todos os projetos foram selecionados pelo MEC e integraram iniciativas da RIEH em parceria com as secretarias estaduais de Educação, fortalecendo a abordagem de educação ambiental no Ensino Médio.

Box Informativo:

  • Evento: Webinário Educação e Mudanças Climáticas
  • Período: 04/11/2025
  • Participantes: Estudantes de seis estados brasileiros
  • Objetivo: Conscientizar sobre consumo de energia e preservação de biomas
  • Projeto: Educação híbrida aplicada à sustentabilidade

Reportagem baseada em nota oficial do Ministério da Educação e informações da Escola Estadual Domingos Briante.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.