Projeto de reajuste de salários do Judiciário avança em MT

Deputado pede vista de proposta que prevê aumento de 6,8% aos servidores do Judiciário.

Fonte: da Redação

Projeto de reajuste de salários do Judiciário avança em MT
Projeto de reajuste de salários do Judiciário avança em MT - Foto: ALMT

O deputado Dr. Eugênio (PSB) solicitou, de forma virtual, vista do Projeto de Lei 1398/2025, que prevê reajuste salarial de 6,8% para servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O pedido ocorreu durante a 75ª reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), com prazo de 48 horas para análise. A proposta deve retornar à pauta da comissão na próxima terça-feira (11).

Impactos financeiros e análise legislativa

Segundo o presidente da CCJR, deputado Eduardo Botelho (União), que também é relator do projeto, a vista tem como objetivo aprofundar o estudo dos efeitos financeiros do reajuste junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Ele destacou que, mesmo que a comissão aprove a proposta, o projeto ainda passará por votação em plenário, onde o resultado é incerto e os deputados podem solicitar novas vistas.

[Continua depois da Publicidade]

“No plenário, não sei se vai ser aprovada. Não posso garantir. Vai depender dos deputados”, afirmou Botelho, acrescentando que divergências são naturais no processo legislativo e não geram desgaste ao Parlamento.

Legalidade e orçamento

Botelho reforçou que o projeto atende aos requisitos legais e constitucionais, mesmo com questionamentos sobre ausência de previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Segundo ele, há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que permite encaminhamento de propostas genéricas desde que respeitem a Lei de Responsabilidade Fiscal e contem com orçamento previsível, garantindo a legalidade da proposta.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou que todas as proposições do Judiciário foram elaboradas dentro do orçamento previsto e sem irregularidades. Para ele, o reajuste representa um avanço significativo, especialmente para servidores que dependem exclusivamente de seus salários.

Outras deliberações da CCJR

Na mesma reunião, a comissão aprovou pareceres de três outros projetos de lei:

  • PL 1449/2025, da deputada Sheila Klener (PSDB), que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre o Climatério, Perimenopausa e Menopausa;
  • PL 1832/2024, do deputado Dilmar Dal Bosco (União), que altera dispositivo da Lei nº 9.096/2009 sobre a Política da Pesca;
  • PL 1445/2025, do deputado Max Russi (PSB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Desportiva e Recreativa Serra Azul, em Barra do Garças MT.

Atividade legislativa intensa

Relatório da CCJR aponta que, somente em outubro, foram realizadas duas reuniões ordinárias e seis extraordinárias, com 80 proposições recebidas. Destas, 69 foram deliberadas e duas analisadas em redação final, demonstrando o ritmo acelerado do colegiado na análise de matérias legislativas.

Comente sua opinião sobre o reajuste e os debates no Parlamento!

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.