Transporte coletivo com catraca livre em Sorriso: Uso dobra após 150 dias

Com a gratuidade, a adesão ao transporte coletivo aumentou 153% nesses primeiros cinco meses de teste.

Fonte: CENÁRIOMT

Transporte coletivo com catraca livre em Sorriso

Após 150 dias com o transporte coletivo rodando com catraca livre em Sorriso, o uso do ônibus como opção de mobilidade mais que dobrou na cidade. Em outubro, foram contabilizados 123.393 giros nas catracas dos ônibus do sistema municipal. Antes da implantação do passe livre, entre janeiro e abril, as catracas giravam, em média, 48.724 vezes por mês. Com a gratuidade, a adesão ao transporte coletivo aumentou 153% nesses primeiros cinco meses de teste.

Atualmente, são disponibilizadas dez linhas que operam de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h30, e aos sábados, das 5h às 18h30, com o ponto de integração mantido na Área Verde Central. Os veículos realizam a passagem pelos pontos em intervalos de uma hora.

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Se o total de outubro (123.393 giros) for dividido pelos 27 dias em que o coletivo rodou no mês (já que não há serviço aos domingos), a média diária de utilização atinge 4.570 giros de catraca. O coordenador do Departamento de Transporte Coletivo, ligado à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), Leandro Gehlen, explica que essa média varia conforme o dia: “Durante a semana, a média diária é de 4,9 mil giros de catraca, e, aos sábados, os dispositivos são rodados, cerca de 2,5 mil vezes”.

Levando em conta a média mensal pré-gratuidade (48.724 giros entre janeiro e abril), e fazendo uma conta simplista dividindo por 25 dias úteis, a utilização era inferior a 2 mil giros por dia. O titular da Sintra, Milton Geller, estima que, considerando “ida e volta”, isso representaria uma média de apenas mil pessoas utilizando o transporte coletivo diariamente.

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“Além de estimular mais pessoas a utilizar o transporte coletivo, a gratuidade da tarifa também está permitindo que as pessoas comecem a usar o ônibus mais vezes, indo de coletivo para fazer uma compra no centro, ir a uma consulta, ou à academia, por exemplo, ou seja, esta opção de transporte está começando a fazer parte da rotina das famílias”, analisou o secretário.

“É nítida a adesão à proposta de utilização do transporte coletivo e o que precisamos é isso, criar uma nova cultura com relação ao transporte, reduzindo assim o volume de veículos nas ruas, o que traz mais fluidez e, principalmente, segurança”, destacou o prefeito Alei Fernandes, acrescentando que outro benefício é a liberação de mais vagas de estacionamento em Sorriso, especialmente na região central.

Relembre a iniciativa

A gratuidade do transporte coletivo foi formalizada por meio da lei 3.677, sancionada em 29 de abril. A iniciativa está sendo conduzida como um teste para avaliar a real adesão da população ao uso do ônibus em sua rotina, um passo fundamental para planejar a futura concessão do serviço.

Mensalmente, a prefeitura despendia cerca de R$ 500 mil com a locação de ônibus, combustível e pagamento de condutores. Dados da Sintra apontam que o valor arrecadado com passagens, em média R$ 85 mil, sequer cobria as despesas com pessoal. Na época, o vice-prefeito Acacio Ambrosini contextualizou a decisão: “Ao mesmo tempo que nos deparamos com o baixo retorno com o pagamento das passagens, o que torna inviável uma concessão neste momento, acreditamos que muitas pessoas possam achar caro pagar R$ 3,70 para se deslocar de ônibus, então, pensando no bem maior da comunidade, decidimos propor a gratuidade da tarifa do coletivo, estimulando a adoção desta nova opção, avançando assim em mobilidade e sustentabilidade”.

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Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.