A semeadura dos cultivos de verão em regiões agrícolas importantes do Brasil enfrentou um cenário de chuvas irregulares e mal distribuídas durante o mês de outubro, provocando atrasos no plantio. No entanto, o cenário hídrico em Mato Grosso se mostrou relativamente mais favorável, conforme o novo Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mato Grosso com volumes maiores, mas Centro-Oeste em alerta
Apesar da instabilidade geral, a análise aponta que os maiores volumes de precipitação na região Centro-Oeste ocorreram justamente em áreas de Mato Grosso. Este fato permitiu uma recuperação nos níveis de umidade do solo, facilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento inicial da soja, tema que domina as mato grosso notícias de hoje.
O panorama não foi o mesmo em outras áreas vizinhas: o relatório da Conab indica que a restrição hídrica ainda é um obstáculo no Norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás, onde o período chuvoso ainda não se estabilizou de forma ideal.
Situação Nacional: Irregularidade Generalizada
A irregularidade não foi exclusiva do Centro-Oeste. No Nordeste, por exemplo, a Conab observou pouca ou nenhuma precipitação, insuficiente para a recuperação do armazenamento hídrico e para o avanço da semeadura de primeira safra sem irrigação na região do Matopiba.
A região Sul foi marcada por chuvas mais intensas, intercaladas por períodos de tempo estável. Estes períodos beneficiaram a colheita de cultivos de inverno e ajudaram na manutenção da umidade do solo para o plantio dos cultivos de verão. A situação contrasta com a de notícias de Mato Grosso do Sul Campo Grande, onde o volume foi irregular, apesar de algum avanço no sudoeste do estado vizinho.
Adaptação da Safra
O cenário exige que os produtores em Mato Grosso e em outras regiões monitorem de perto as previsões. A Conab indica que, apesar da recuperação da umidade em algumas áreas do estado, a consolidação do período chuvoso é essencial para garantir o pleno desenvolvimento da safra 2025/26. Continue acompanhando as notícias de Mato Grosso e do agronegócio no CenárioMT.














