Servidores da Sema-MT são premiados por projeto de monitoramento da qualidade do ar

Fonte: Assessoria

Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram premiados em Cuiabá pelo desenvolvimento do Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar, durante a 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) e a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Pantanal, na capital mato-grossense.

Os premiados foram Sérgio Batista de Figueiredo, coordenador de Monitoramento da Água e do Ar, e Elisangela Nascimento Nogueira, gerente do Laboratório da Sema. O projeto é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar da Sema-MT e o Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental (PPGFA) da UFMT, responsável pela execução técnica da iniciativa e inscrição para competição.

[Continua depois da Publicidade]

Participam do projeto servidores do laboratório da Sema, professores e alunos do PPGFA. À secretaria coube a aquisição e instalação da maioria dos sensores de monitoramento, enquanto à UFMT ficou a responsabilidade pela criação do sistema de coleta de dados, geração automática de boletins diários e desenvolvimento do site que hospeda as informações.

A conquista do prêmio foi possível graças à inscrição do projeto feita pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação, professores João Basso e Paulo Arruda, que também foram reconhecidos em outras categorias da mostra científica.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Sérgio Figueiredo, a proposta inicial previa a instalação de equipamentos para medir a qualidade do ar na área urbana de Cuiabá e sensores de material particulado em municípios do interior, com o objetivo de identificar a concentração de poluentes gerados por queimadas e incêndios florestais.

O diferencial do projeto está na criação de um sistema que integra os dados de todos os sensores e os disponibiliza, em tempo real, em um portal de internet aberto ao público. A iniciativa é considerada inédita no estado, resultado da cooperação entre o órgão ambiental e a universidade, e oferece uma ferramenta gratuita e acessível à população.

“Foi muito especial participar desta premiação, pois esta parceria ainda é recente e já começou a apresentar resultados à população”, explicou o servidor.

Em setembro, foi lançado oficialmente o Portal de Monitoramento da Qualidade do Ar, que permite o acesso a boletins diários sobre as condições atmosféricas em tempo real. Com investimentos de aproximadamente R$ 854,7 mil, o Governo do Estado adquiriu 30 sensores para integrar a plataforma. A meta é que, até o final de 2026, todos os 142 municípios de Mato Grosso contem com equipamentos instalados.

Atualmente, os sensores já estão em operação em Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, São Félix do Araguaia, Rondonópolis e Guarantã do Norte. Até o fim de 2025, o sistema deve ser expandido para mais seis cidades: Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal.

Figueiredo destacou a satisfação com o reconhecimento e adiantou que o projeto também será inscrito no Prêmio Eficiência e Inovação na Esfera Pública, ampliando sua visibilidade e fortalecendo as iniciativas ambientais do estado.

“Esse é um reconhecimento do trabalho e da luta de vários anos para implementar, de fato, o monitoramento da qualidade do ar em Mato Grosso. E da busca em atender cada vez mais os anseios da sociedade e do meio ambiente”, acrescentou Sérgio.

Projetos como este reforçam a relevância e o comprometimento dos servidores da Sema-MT, que seguem inovando e superando desafios para desenvolver soluções sustentáveis e fortalecer a ciência produzida em Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT