Câmara segue análise do TCE-MT aprova contas de gestão de Lucas do Rio Verde referentes ao exercício de 2024

Fonte: CenarioMT

Foto: Ascom Prefeitura/Carol Matter

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde aprovou por unanimidade em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (03), as contas da gestão do prefeito Miguel Vaz Ribeiro referentes ao exercício de 2024, após análise do parecer favorável emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O relatório foi validado pelos vereadores durante a sessão desta semana, confirmando o encerramento do mandato anterior do gestor com todas as contas aprovadas.

O vereador Márcio Albieri destacou a importância da deliberação. “Aprovamos um projeto muito importante hoje, que foi as contas da gestão do prefeito Miguel Vaz. O Tribunal de Contas aprovou por unanimidade e encaminhou para o Legislativo validar essa decisão. Fizemos todas as análises nas comissões e também aprovamos por unanimidade”, afirmou o parlamentar, reforçando que não houve apontamentos ou ressalvas por parte do tribunal nem da Câmara.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o parecer técnico do TCE-MT, o município apresentou resultados expressivos em diversas áreas de políticas públicas ao longo de 2024. Entre os avanços, estão as ações de prevenção à violência nas escolas e o investimento em programas voltados à proteção da mulher, previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA). O documento também destacou a inclusão de conteúdos sobre prevenção da violência contra crianças, adolescentes e mulheres nos currículos escolares, acompanhada de campanhas educativas.

Na área da educação, Lucas do Rio Verde superou as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e registrou desempenho acima das médias estadual e nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

[Continua depois da Publicidade]

Em relação ao meio ambiente, o relatório apontou que o município não está entre os que mais desmatam em Mato Grosso, mas observou um aumento expressivo nos focos de queimadas em 2024, comparado a 2022. Por isso, o conselheiro relator José Carlos Novelli recomendou a adoção de políticas mais robustas de prevenção e combate a incêndios, com foco em detecção precoce, resposta rápida, educação ambiental e investimento em infraestrutura.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT