Mais de 100 mulheres são homenageadas na PM de MT

Policiais militares e esposas recebem medalhas em solenidade do Dia da Mulher Policial Militar em Cuiabá.

Fonte: da Redação

Mais de 100 mulheres são homenageadas na PM de MT
Mais de 100 mulheres são homenageadas na PM de MT - Foto: PM

Mais de 100 mulheres, entre policiais militares e esposas de agentes, foram homenageadas pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (31), no auditório do Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, conforme divulgado pela Polícia Militar em nota oficial.

Medalhas e homenagens

As agraciadas receberam duas condecorações: a medalha “2ª Sargento Antônia Macaúba da Costa”, em homenagem a uma das primeiras mulheres a ingressar na PMMT, e a medalha “190 Anos PMMT”, que celebra o aniversário da instituição, completado em setembro deste ano. A iniciativa incluiu também esposas de policiais militares, atendendo a um pedido da primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.

[Continua depois da Publicidade]

Reconhecimento da bravura no serviço

O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou a importância do apoio familiar e profissional das mulheres na corporação. Em sua fala, ressaltou a atuação de uma policial militar que, na madrugada de quinta-feira (30), em Barra do Garças, impediu um possível feminicídio contra uma mulher e seu filho de três anos, utilizando técnicas policiais e coragem diante da ocorrência.

“Servir ao lado dessas nobres mulheres é uma grande honra. Ontem vimos a bravura de uma delas, que evitou que uma mãe e um filho de três anos fossem vítimas de feminicídio. A nossa Polícia Militar não completaria seus 190 anos sem a competência e o DNA de vocês”, afirmou o coronel Tinoco.

[Continua depois da Publicidade]

Contexto histórico e institucional

O Dia da Mulher Policial Militar é celebrado oficialmente em 20 de outubro, conforme a Lei nº 9.432/2010, marcando a criação do primeiro Pelotão de Polícia Militar Feminina em 1983, quando as primeiras mulheres ingressaram na corporação. Atualmente, elas representam mais de 40 anos de presença feminina na PMMT, contribuindo para a mudança da cultura historicamente masculina da instituição.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, e o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Hevérton Mourett, reforçaram o valor e a dedicação das mulheres policiais, destacando o equilíbrio entre a vida familiar e as responsabilidades profissionais.

Box informativo

  • Local: Quartel do Comando-Geral da PMMT, Cuiabá
  • Data: 31 de outubro de 2025
  • Homenageadas: Policiais militares mulheres e esposas de agentes
  • Medalhas: 2ª Sargento Antônia Macaúba da Costa; 190 Anos PMMT
  • Ocorrência de destaque: Prevenção de feminicídio em Barra do Garças
  • Referência legal: Lei nº 9.432/2010

Reportagem baseada em nota oficial da Polícia Militar de Mato Grosso e entrevistas concedidas durante a solenidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.