A Prefeitura do Rio de Janeiro planeja expandir a infraestrutura pública de recarga para veículos elétricos, com a implantação de 15 novos postos de recarga rápida até 2028. A iniciativa faz parte de uma parceria com a C40 Cities e The Climate Pledge (TCP), dentro do programa internacional Laneshift, que apoia ações para enfrentar a crise climática.
O anúncio ocorreu durante o evento Rio avança no transporte de carga zero emissão para um futuro sustentável, realizado no Porto Maravalley, região central da capital fluminense. A parceria reúne sete empresas dos setores de transporte, logística e manufatura, fortalecendo a cooperação entre o setor público e o privado.
Desde julho, a C40 apoia um projeto demonstrativo com dois eletropostos da EZVolt: o Eletroposto Carioca, na Barra da Tijuca, e o da Avenida Brasil, que funciona como laboratório urbano até dezembro deste ano. As informações coletadas nesses locais serão usadas para planejar os novos pontos de recarga na cidade.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o aumento da frota de carros elétricos é uma tendência global. “A cidade precisa se adaptar a essa realidade. Isso reduz a poluição e o ruído, melhorando a qualidade de vida. Embora o investimento inicial seja alto, o retorno vem com a economia de combustível”, afirmou.
Segundo a prefeitura, o transporte rodoviário é responsável por 35,9% das emissões de gases poluentes no município. A concentração média anual de partículas inaláveis varia entre 11 e 17 µg/m³ — acima do limite de 10 µg/m³ recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O programa Laneshift atua em cidades da América Latina e da Índia, oferecendo suporte técnico e promovendo políticas públicas voltadas à descarbonização do transporte de carga e à expansão dos veículos de zero emissão.


















