Tribunal de Contas de Mato Grosso orienta prefeitos de Nova Ubiratã e Sorriso a agirem em conjunto sobre servidores de Boa Esperança do Norte

A orientação visa garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação, na nova cidade.

Fonte: CENÁRIOMT

Tribunal de Contas de Mato Grosso orienta prefeitos de Nova Ubiratã e Sorriso a agirem em conjunto sobre servidores de Boa Esperança do Norte

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recomendou formalmente aos prefeitos de Nova Ubiratã e Sorriso que evitem tomar decisões administrativas unilaterais que afetem os servidores efetivos vinculados a esses municípios, mas que atualmente prestam serviços no território do recém-criado município de Boa Esperança do Norte. A orientação visa garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação, na nova cidade.

A intervenção do TCE-MT ocorreu após ser acionado pelos deputados estaduais Valdir Barranco e Ondanir Bortolini (Nininho), que solicitaram apoio para a regularização funcional e administrativa desses profissionais. Sérgio Ricardo enfatizou que qualquer alteração no vínculo ou na lotação deve ser conduzida de forma articulada entre os municípios, com o acompanhamento institucional do Tribunal de Contas. “É fundamental que se evite qualquer medida isolada que possa interromper a prestação de serviços essenciais […] O momento é de cooperação e diálogo,” disse o presidente.

[Continua depois da Publicidade]

O TCE-MT agendará uma reunião conjunta com representantes das prefeituras envolvidas e da Assembleia Legislativa para construir uma solução técnica e coordenada. O conselheiro lembrou que existe ampla base legal que assegura os direitos dos servidores públicos em casos de desmembramento municipal, citando a Constituição Federal e jurisprudência consolidada.

Além disso, Sérgio Ricardo recomendou a abertura de um prazo para que cada servidor cedido possa escolher entre permanecer vinculado ao município de origem ou solicitar a transferência definitiva para o quadro do novo município de Boa Esperança do Norte. Segundo ele, essa opção é “essencial para garantir segurança jurídica e estabilidade funcional.” O TCE-MT segue prestando apoio técnico permanente para que a nova estrutura administrativa se consolide com segurança jurídica, gestão fiscal responsável e eficiência.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.