Futuro em Campo inspira mais de 140 estudantes de Tapurah durante visita na fazenda

A iniciativa da Aprosoja MT transformou a manhã de alunos da Escola Municipal Vinícius de Moraes em uma aula prática sobre sustentabilidade e inovação na agricultura

Fonte: Assessoria

Foto: Bruno Lopes/Aprosoja MT

O programa Futuro em Campo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) esteve no município de Tapurah nesta quarta-feira (29.10) com uma missão especial: semear conhecimento e despertar vocações. Ao levar 142 alunos da Escola Municipal Vinícius de Moraes para vivenciar a rotina da Fazenda União, a iniciativa transformou a manhã em uma verdadeira aula a céu aberto sobre sustentabilidade, inovação e o papel essencial do campo no desenvolvimento do estado.

A ação proporcionou às crianças uma experiência única ao apresentar de perto a rotina de uma fazenda, os maquinários agrícolas e a importância do agronegócio na geração de empregos e no desenvolvimento do estado. Durante a edição, o vice-presidente Norte da Aprosoja MT, Diogo Balistieri, reforçou o impacto da iniciativa para aproximar crianças e jovens da realidade produtiva do estado.

[Continua depois da Publicidade]

“Esse projeto é hoje um dos mais importantes da Aprosoja MT. Ele planta nas crianças a curiosidade e o interesse pelas atividades do campo. É delas que podem surgir os futuros colaboradores do agro”, disse Balistieri.

O delegado coordenador do núcleo de Tapurah, Regis Porazzi, destacou a importância do programa para as futuras gerações e que o objetivo também é despertar nos jovens o interesse por carreiras ligadas ao agro e fortalecer os laços com a principal vocação econômica de Mato Grosso.

“Esse estado ainda é uma criança, mas com talvez a maior renda do Brasil e um futuro ainda mais promissor. Precisamos de jovens que entendam esse potencial. A Aprosoja MT está mostrando com autoridade que o futuro é aqui”, reforça o produtor.

O prefeito do município, Álvaro Galvan, participou das atividades em campo. Ele considera que o agronegócio é fundamental para o desenvolvimento regional e também enfatizou a importância da ação. “Esse programa é essencial porque aproxima as crianças do agronegócio, muitas pela primeira vez. Isso pode despertar nelas o desejo de seguir carreira no setor, contribuindo com o crescimento do município e do estado.”

[Continua depois da Publicidade]

A edição proporcionou um momento de aprendizado que vai além da sala de aula. Para quem cresceu no meio rural, como a responsável Administrativa da Fazenda União, Maria Lazarotto. Para ela, ver as novas gerações se conectando com essa realidade é motivo de orgulho.

“Minha família veio do Sul do país há mais de 20 anos e trabalhou muito para ter o que temos e para nós, receber essas crianças aqui é muito gratificante. O agro hoje é um caminho cheio de oportunidades, e mostrar isso desde cedo abre portas para o futuro”, diz a produtora.

Já para a diretora Vilma Barranco, da Escola Municipal Vinícius de Moraes, a vivência transforma teoria em prática e marca a vida dos alunos. “Quando saem da sala de aula e vêm para a prática, o aprendizado ganha outro valor. Agradeço imensamente à Aprosoja MT por proporcionar esse momento único aos nossos alunos”, diz Vilma.

Encerrando a visita com sorrisos no rosto e olhos brilhando de curiosidade, a passagem do programa Futuro em Campo deixou para o pequeno Pedro Henrique, de apenas 10 anos, o início de um sonho: o de um dia ter sua própria fazenda.

“Gostei muito de ver os maquinários de perto. O Futuro em Campo está me ajudando a sonhar com a minha própria fazenda. Eu gostei bastante de ter vindo nesse passeio”, relata o aluno.

Ao unir educação, experiência prática e valorização do campo, a iniciativa reafirma seu compromisso com a formação de uma nova geração consciente, preparada e conectada com as raízes do agronegócio. A pequena Eduarda Boeing, de 11 anos, relata o que aprendeu na fazenda.

“Eu aprendi que a soja e o milho dão para fazer várias coisas e também é alimento para os animais. Eu gostei muito de vir aqui, agradeço ao Futuro em Campo por proporcionar esta visita”, diz a aluna.

Com o Futuro em Campo o agronegócio deixa de ser apenas um cenário distante para os alunos da E.M. Vinícius de Moraes e passa a ser reconhecido como um espaço de oportunidades, inovação e futuro. E, para muitos dos pequenos participantes, talvez tenha sido plantada ali a semente de um sonho que, com o tempo, poderá florescer em vocações, carreiras e histórias de sucesso no agro mato-grossense.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT