Os portos do Arco Norte mantêm-se como os principais canais de escoamento da produção agrícola brasileira, de acordo com a edição de outubro do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em setembro deste ano, os embarques de milho somaram 23,3 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo das 24,3 milhões registradas no mesmo período de 2024. Desse total, 42,5% da movimentação passou pelos terminais do Arco Norte, consolidando a rota como eixo logístico estratégico para o agronegócio.
Na sequência, o porto de Santos respondeu por 30,7% do volume embarcado, seguido pelos portos de Paranaguá (11,7%) e São Francisco do Sul (9,5%).
No caso da soja em grãos, as exportações entre janeiro e setembro de 2025 totalizaram 89,5 milhões de toneladas, contra 93,8 milhões no mesmo intervalo do ano anterior. Novamente, o Arco Norte liderou o escoamento, com 37,5% das exportações nacionais, seguido de Santos (34,2%), Paranaguá (12,9%) e São Francisco do Sul (5,2%).
O boletim da Conab reforça o papel dos portos da região Norte no descongestionamento da logística portuária do Sudeste e Sul, contribuindo para reduzir custos e ampliar a competitividade das exportações agrícolas. A publicação, de periodicidade mensal, também apresenta análises sobre o desempenho das exportações brasileiras, rotas de escoamento, movimentação de cargas e importação de insumos como adubos e fertilizantes. A edição completa do Boletim Logístico – Outubro/2025 está disponível no site da Conab.














