Outubro se encerra celebrando avanços significativos na promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas de Nova Mutum. A 7ª Jornada de Educação Nutricional e Alimentar chegou ao fim com a consolidação do projeto Mini Hortas Pedagógicas, que foi expandido para todas as unidades da rede escolar.
Em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, a escolha da horta escolar como ambiente central das comemorações reflete uma abordagem prática e moderna. O projeto integra valores de cooperação, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente ao currículo, incentivando o consumo da “comida de verdade” e valorizando a agricultura familiar.
Ciclo virtuoso de sustentabilidade
O sucesso da iniciativa é resultado de parcerias estratégicas que criaram um ciclo virtuoso de sustentabilidade:
- SAMA: Contribuiu com a organização dos espaços e a escolha de materiais sustentáveis para os canteiros.
- SAAE: Responsabilizou-se pela compostagem de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para as hortas.
- Agricultores Familiares: Forneceram insumos e conhecimentos, conectando a escola à agroecologia.
- CAE (Conselho Municipal de Alimentação Escolar): Garantiu a fiscalização e o controle de todo o processo.
Este esforço conjunto resultou na compostagem de mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos das escolas, gerando cerca de $4.800text{ kg}$ de adubo e biofertilizante por meio de biodigestores. O processo fomenta um sistema alimentar agroecológico que privilegia alimentos in natura e minimamente processados, beneficiando mais de $10.000$ alunos.
A nutricionista Angelina Curbani destacou a importância da ação: “O envolvimento das crianças com a horta estimula não só a compreensão da origem dos alimentos, mas também o cultivo de hábitos alimentares saudáveis, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis”.
Outubro se encerra também com a celebração do Dia da Merendeira Escolar (30 de outubro), reconhecendo o trabalho essencial de nutrir os estudantes com dedicação e carinho.


















