Uma grande operação integrada das forças de segurança do Rio de Janeiro prendeu 23 suspeitos nesta terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão. A ação, chamada de Operação Contenção, reuniu mais de 2.500 policiais civis e militares com o objetivo de capturar lideranças criminosas e conter a expansão territorial do Comando Vermelho, principal facção do estado.
Os dois complexos abrangem 26 comunidades e são considerados áreas estratégicas para o tráfico de drogas. De acordo com o governo estadual, o Grupamento de Recapturas da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) também participa da operação, focando na localização de foragidos que não retornaram após a saidinha.
A ofensiva foi planejada após mais de um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que obteve mandados de prisão e busca e apreensão. Promotores do Ministério Público Estadual acompanham a ação.
Entre os participantes estão equipes do Comando de Operações Especiais, unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana, além de agentes de todas as delegacias especializadas, distritais e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e a Subsecretaria de Inteligência também reforçam as equipes em campo.
















