Na Mato Grosso, um dado chama atenção: levantamento de 2024 aponta que apenas 27,3% da malha rodoviária pavimentada está em condições consideradas favoráveis.
Partindo desse cenário deficitário, o governo estadual anuncia uma retomada acelerada. Durante agenda de dois dias nos municípios do Oeste, o governador Mauro Mendes declarou que estão sendo entregues mais de 1.000 quilômetros de asfalto novo nessa parte do estado, quando até 2019 eram apenas 392 km de rodovias estaduais pavimentadas naquela região.
“Pode bater no peito e dizer: a região Oeste é o novo vale da prosperidade aqui no nosso Mato Grosso. E não é o governo, são vocês cidadãos…” — afirmou Mendes durante os eventos nos dias 24 e 25/10.
Investimentos e entregas na prática
A agenda ocorreu nos municípios de Cáceres, Curvelândia, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Glória D’Oeste e Porto Esperidião. Segundo o governo, o foco foi vistoriar e entregar obras de pavimentação e infraestrutura. Em todo o estado, destacou-se que mais de **7.000 km** de rodovias estaduais serão entregues até o fim da gestão, superando os 6.400 km registrados em 2019.
No município de Cáceres, foi inaugurado o asfalto da Rua Pirajá (Estrada do Frigorífico) e da Rua Membeca, além da assinatura de autorizações para o Anel Viário e para pavimentação nos bairros Vila Mariana e Maracanãzinho.
Em Curvelândia, vistoriou-se a pavimentação do bairro Jardim Paulista; em Mirassol D’Oeste, entregou-se a rotatória de acesso na rodovia MT-250 e foi lançada a duplicação de 10 km da MT-175, entre Mirassol e São José dos Quatro Marcos.
Já em São José dos Quatro Marcos, a obra contemplou asfaltamento da Avenida Perimetral e vias nos bairros Jardim Ararat, Bandeirante e Rondon. Em Glória D’Oeste, a vistoria abrangeu 18 km de pavimentação na MT-250 e a inauguração da recuperação de 25 km da MT-339, entre Glória e São José. Por fim, em Porto Esperidião, foram entregues 15 km de asfalto novo da MT-265 até a comunidade Santa Rita e vistoria das obras de 43 km da MT-388, entre Porto Esperidião e Cáceres.
Contexto adicional e enquadramento legal
Essa aceleração de obras ocorre em um momento em que a deterioração da malha rodoviária se agrava: segundo painel da Confederação Nacional dos Transportes – CNT, das 6.604 km de rodovias avaliadas no estado, apenas 242 km (aproximadamente 3,66 %) estavam sob administração direta estadual.
Do ponto de enquadramento jurídico, as rodovias estaduais são reguladas pela Lei n.º 6.391/1976 (Plano Nacional de Viação) e sujeitas às diretrizes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As obras de pavimentação, quando contratadas por via pública, devem atender também à Lei n.º 8.666/1993 (licitações) e à Lei n.º 13.303/2016 (estatal-empresa) quando a empresa executora for vinculada ao poder público.
Adicionalmente, em cidades como Sinop observou-se aumento de até 23% nos pedidos de manutenção de rodovias estaduais em 2024 (dados de associação local de transportes) — apesar de não se tratar diretamente da região Oeste, revela tendência similar de desgaste acelerado.
A entrega de mais de mil quilômetros de asfalto na região Oeste representa, portanto, uma resposta concreta a décadas de investimentos insuficientes e reforça o argumento do governo de que “é um novo momento” para o estado, como reforçou Mendes.
Para os moradores, significa ruas urbanas renovadas e principais vias de escoamento do agronegócio em melhores condições — o que, segundo especialistas, pode reduzir custos de transporte, acidentes e acelerar o desenvolvimento regional.
Se você deseja acompanhar os próximos trechos liberados ou checar o andamento das obras, recomenda-se visitar o portal da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA-MT), onde constam mapas atualizados da malha rodoviária.
Em breve, o monitoramento das condições de tráfego e sinalização deverá integrar obrigatoriamente o sistema do DNIT, conforme diretriz nacional para melhor transparência e segurança viária.
Para denunciar irregularidades: se perceber obra parada ou financiamento federal que não é executado, entre em contato com os canais da Controladoria-Geral do Estado ou utilize o serviço “Fala BR” do governo federal. Fonte das declarações e dados: assessoria do governador e documentos públicos da SINFRA-MT.
















