O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou, a entrega de 50 máquinas agrícolas para 41 municípios de Mato Grosso, no âmbito do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).
A iniciativa visa modernizar o setor agropecuário do estado, aumentar a produtividade rural e reduzir as desigualdades regionais.
A cerimônia de entrega ocorreu na Superintendência de Agricultura e Pecuária do estado (SFA/MT), em Várzea Grande, e representou um investimento adquirido pelo Mapa por meio de emendas parlamentares.
O conjunto de equipamentos entregues é diversificado e focado na melhoria da infraestrutura rural e no apoio à produção familiar:
- 31 Tratores
- 8 Pás Carregadeiras
- 9 Motoniveladoras (Patrol)
- 2 Escavadeiras Hidráulicas
O secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, destacou o esforço conjunto: “As entregas de hoje são reflexo da boa política, o reflexo da junção de esforços para trabalhar em prol da nossa gente, dos nossos municípios e pelo Brasil”.
O prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Marcilei Alves, celebrou a entrega, enfatizando o benefício para a agricultura familiar local. “Esse programa é muito importante para as pequenas famílias do estado e vai ajudar especialmente o nosso município, onde nos esforçamos para oferecer uma melhor qualidade de vida ao produtor rural.” Ele ressaltou que, com o novo trator, será possível aprimorar o plantio e o cuidado com o gado na região, que é uma importante produtora de leite.
Ao todo, 41 municípios foram contemplados nesta etapa, incluindo grandes polos e cidades menores. Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Edson Paulino, o objetivo é aprimorar a infraestrutura no campo e atender as estradas vicinais.
A meta do Governo do Brasil é entregar mais de 20 mil equipamentos em municípios de todo o país, levando “soluções diretamente para onde os problemas acontecem: nos municípios, perto das pessoas que mais precisam”.
















