Mato Grosso reforça ações de resgate e atendimento à fauna durante Emergência Ambiental

Fonte: CenárioMT

Programa apoia o setor de fauna da SEMA com veículos, equipamentos e insumos, reforçando a proteção da biodiversidade e o atendimento emergencial a animais silvestres
image (1)

Programa da SEMA recebe apoio do REM MT com veículos, equipamentos e insumos, garantindo resposta rápida e proteção à biodiversidade mato-grossense

O Programa REM MT (REDD Early Movers Mato Grosso) reforçou o suporte às ações de resgate, monitoramento e atendimento veterinário de animais silvestres conduzidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT), especialmente durante o período de Emergência Ambiental decretado pelo Governo do Estado.

Por meio do programa, a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros recebeu veículos 4×4, equipamentos, medicamentos e insumos veterinários, além do custeio de hospedagem para profissionais e voluntários que atuam diretamente nas operações. O investimento soma cerca de R$ 250 mil e tem garantido mais agilidade e estrutura às equipes que trabalham em campo.

[Continua depois da Publicidade]

Ações intensificadas no Pantanal e outras regiões

Entre os meses de agosto e setembro de 2025, as equipes da Gerência de Fauna Silvestre (GFAU) percorreram mais de 11 mil quilômetros em missões de monitoramento e resgate de animais, com foco principal no Pantanal mato-grossense, dentro da operação Ação Pantanal 2025, que segue até 31 de dezembro deste ano.

Durante esse período, foram visualizados mais de 300 animais silvestres em seu habitat natural, incluindo antas, cervos-do-pantanal, onças, bugios, jacarés e diversas aves. Além disso, oito resgates e dez solturas foram realizados, envolvendo espécies como tatus-peba, gaviões, araras-canindé, corujas, tamanduás e macacos-prego.
Animais feridos foram encaminhados para clínicas veterinárias parceiras, onde receberam tratamento especializado antes de serem devolvidos à natureza.

[Continua depois da Publicidade]
image (2)
Veado-catingueiro registrado durante ação de monitoramento da fauna no Pantanal – Foto: SEMA/MT

Parcerias fortalecem o trabalho em campo

As ações contaram com a atuação conjunta da SEMA, Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental, além de ONGs e pousadas locais, por meio de um termo de cooperação firmado com a Secretaria de Segurança Pública.
Durante as atividades, também foram realizados treinamentos sobre o uso de zarabatanas para anestesia, entregas de materiais educativos e vistorias em Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).

De acordo com Éder Toledo, coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da SEMA, o apoio do REM MT tem sido decisivo para garantir a pronta resposta das equipes durante o período crítico de seca.

“O REM tem sido um grande parceiro no fortalecimento e na preparação para esse período. Quando há necessidade, atuamos em campo para fazer o resgate e tratamento dos animais vítimas de incêndios ou outras ocorrências no Pantanal e em todo o estado de Mato Grosso”, destacou Éder.

image (1)
Tuiuiú, símbolo do Pantanal, em seu habitat natural – Foto: SEMA/MT

Atendimento e conservação caminham juntos

Além do atendimento direto à fauna, o trabalho desenvolvido com apoio do REM MT também contribui para o monitoramento ecológico e a preservação da biodiversidade mato-grossense — um dos pilares do programa.

“A fauna está inserida como um dos tripés da biodiversidade. Quando o REM apoia essas ações, o ganho ambiental é enorme, pois conseguimos atender espécies de diferentes regiões, inclusive aquelas ameaçadas de extinção”, reforçou o coordenador da SEMA.

image
Animal resgatado sendo devolvido à natureza após atendimento veterinário – Foto: SEMA/MT

Com os recursos do programa, a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros tem ampliado sua capacidade operacional, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de emergência e fortalecendo a conservação da fauna em todo o território mato-grossense.

O que é o Programa REM MT

O REM MT é uma iniciativa internacional de pagamento por resultados ambientais, financiada pelos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).
O programa reconhece os avanços de Mato Grosso na redução do desmatamento e financia projetos voltados à sustentabilidade, proteção ambiental e inclusão social.

Na primeira fase, o REM MT apoiou 155 projetos, beneficiando 131 organizações sociais — entre elas 104 associações e cooperativas — em todos os três biomas do estado: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Os resultados incluem o atendimento de mais de 500 aldeias, abrangendo 43 povos indígenas, presença em 108 municípios, 44 mil pessoas beneficiadas e a evitação de 160 mil hectares de desmatamento entre 2021 e 2022.

Atualmente, o programa é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SEMA, e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Contato e ouvidoria

Para sugestões, denúncias ou informações adicionais, os cidadãos podem entrar em contato com a ouvidoria da SEMA pelos telefones:
0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp).

Pode te interessar:

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .