Margem de esmagamento da soja em Mato Grosso sobe 10,55% com impulso do óleo e queda no grão

Fonte: CenarioMT

esmagamento de soja

Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que, na primeira quinzena de outubro de 2025, as indústrias esmagadoras de soja em Mato Grosso registraram aumento de 10,55% na margem bruta de processamento, que atingiu média de R$ 469,40 por tonelada.

O resultado foi sustentado pela redução de 3,39% no preço da soja em grão, que diminuiu o custo da matéria-prima, e pela valorização de 2,17% nas cotações do óleo de soja, impulsionada pela demanda aquecida do setor de biodiesel.

[Continua depois da Publicidade]

A combinação desses fatores favoreceu o desempenho das indústrias locais, que seguem encontrando cenário mais competitivo no mercado interno diante da forte procura por óleo vegetal e da relativa estabilidade no preço do farelo. Segundo analistas, a tendência é de margens positivas no curto prazo, especialmente se o ritmo de produção de biodiesel continuar elevado e o câmbio mantiver o produto brasileiro atrativo para exportação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT