Rumo amplia transporte ferroviário de etanol de milho e fortalece logística do agronegócio em Mato Grosso

Fonte: CenárioMT

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Com o crescimento acelerado da produção de etanol de milho em Mato Grosso, a Rumo Logística se consolida como a principal parceira no escoamento ferroviário do biocombustível para os principais polos consumidores do país. A expansão do setor e os novos investimentos logísticos reforçam o papel da companhia como solução integrada para o agronegócio brasileiro.

Parcerias estratégicas impulsionam o transporte ferroviário de etanol

Em janeiro, a Rumo firmou um importante contrato com a FS Energia, garantindo duas novas composições ferroviárias — cada uma com 80 vagões e três locomotivas — dedicadas exclusivamente ao transporte do etanol produzido em Mato Grosso.
Essa parceria amplia a eficiência e a segurança do modal ferroviário, reduz custos logísticos e contribui diretamente para a diminuição das emissões de carbono.

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Atualmente, o etanol transportado pela Rumo parte de Rondonópolis (MT) e segue até Paulínia (SP), abastecendo mercados consumidores do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro.

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Crescimento expressivo no volume de biocombustíveis

O volume de biocombustíveis transportados pela ferrovia tem crescido de forma contínua. Em 2019, foram embarcados 188 mil m³ de etanol e biodiesel. Em 2024, esse número alcançou 2,161 milhões de m³, representando um aumento superior a 1.000% em apenas seis anos.
O salto mais expressivo ocorreu a partir de 2020, quando o volume transportado quase triplicou, consolidando Mato Grosso como um dos maiores polos logísticos e produtores de biocombustíveis do Brasil.

“Esse fluxo é estratégico para a competitividade do estado, pois garante o abastecimento de combustíveis essenciais ao agro e coloca o etanol mato-grossense no mercado mais relevante do país”, afirma Igor Figueiredo, diretor comercial da Rumo.

Expansão também beneficia o transporte de combustíveis e fertilizantes

Além do etanol, o transporte ferroviário da Rumo também registra crescimento no fluxo de gasolina, diesel e fertilizantes. Entre 2019 e 2024, o volume de combustíveis enviados de São Paulo para Mato Grosso aumentou 42%, enquanto o total transportado pela companhia em todo o país passou de 2,77 milhões para 4,56 milhões de m³, um avanço de 65% em quatro anos.

No mesmo período, o transporte de fertilizantes — como ureia, MAP, KCL e sulfato de amônio — praticamente dobrou, saltando de 1,73 milhão para 3,43 milhões de toneladas. Só para Mato Grosso, foram 2,9 milhões de toneladas em 2024, um crescimento acumulado de 70% em cinco anos.

Ferrovia impulsiona a sustentabilidade e a competitividade do agro

A expansão da malha ferroviária no médio-norte mato-grossense promete intensificar ainda mais a competitividade regional. Com a chegada dos trilhos a novos municípios, o transporte de grãos, insumos e biocombustíveis será mais eficiente, seguro e sustentável.

“A ferrovia é uma grande aliada para o desenvolvimento sustentável do agro mato-grossense, garantindo eficiência logística e reduzindo impactos ambientais”, destaca Igor Figueiredo.

A expansão da Rumo Logística em Mato Grosso reforça o papel do transporte ferroviário como solução estratégica para o escoamento de etanol de milho, fertilizantes e grãos. Com investimentos contínuos, eficiência operacional e compromisso ambiental, a empresa consolida sua posição como líder nacional em logística ferroviária do agronegócio.

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