Parque em Salto é interditado após mortes por febre maculosa

Após três mortes confirmadas por febre maculosa em Salto, interior de São Paulo, a prefeitura decidiu interditar o Parque de Lavras de forma preventiva.

Fonte: CenárioMT

Parque em Salto é interditado após mortes por febre maculosa
Parque em Salto é interditado após mortes por febre maculosa - Foto: Catkin/Pixabay

A prefeitura de Salto, no interior de São Paulo, interditou temporariamente o Parque de Lavras após a confirmação de três mortes por febre maculosa na cidade. O local é margeado pelo Rio Tietê e, segundo as autoridades municipais, duas das vítimas frequentavam o parque. A terceira era moradora de uma propriedade particular no município.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, 36 casos de febre maculosa foram registrados em 2025 em todo o estado, resultando em 18 óbitos até outubro. No ano anterior, foram contabilizados 72 casos e 26 mortes.

[Continua depois da Publicidade]

A febre maculosa, também chamada de doença do carrapato, é causada pela bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada de carrapato infectado. A doença é considerada grave e apresenta alta taxa de letalidade se não for tratada rapidamente.

A Secretaria Municipal da Saúde de Salto informou que reforçou o monitoramento de casos suspeitos e intensificou a orientação à população. Já a Secretaria do Meio Ambiente está realizando o monitoramento de áreas de risco e aplicando carrapaticida biológico e fungos naturais em espaços públicos.

[Continua depois da Publicidade]

Sintomas e prevenção

Os primeiros sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, náuseas e manchas avermelhadas na pele. A orientação é que, ao procurar atendimento médico, o paciente informe se esteve em áreas com vegetação, trilhas, chácaras ou margens de rio, pois isso pode acelerar o diagnóstico e o início do tratamento.

A febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa, mas por meio da picada de carrapatos contaminados. Para prevenir o contágio, o Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas claras, calças e camisas de manga longa, botas e repelentes com substâncias como DEET, IR3535 ou Icaridina. Também é indicado verificar periodicamente a pele e as roupas para remover eventuais carrapatos com pinça, reduzindo o risco de infecção.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.