Nove pessoas foram presas na noite deste domingo (19.10) durante a 36ª edição da Operação Lei Seca em Mato Grosso, conforme divulgado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A ação ocorreu na Avenida Aleixo Gomes da Conceição, Estrada da Guarita, no bairro Vila Arthur, em Várzea Grande.
Segundo a GGI, seis dos detidos foram flagrados por embriaguez ao volante, sendo que um não possuía habilitação. Outros dois foram presos por entregarem a direção a pessoas não habilitadas. Um motorista ainda tentou fugir da barreira policial, pulando o canteiro central, mas foi alcançado pela Polícia Militar, que encontrou no veículo uma pequena porção de maconha.
Detalhes da operação
Durante a ação, foram fiscalizados 112 veículos e aplicados 112 testes de alcoolemia, resultando em 91 Autos de Infração de Trânsito (AIT). No total:
- 55 veículos foram autuados;
- 40 veículos foram removidos;
- 7 autuações por condução sob efeito de álcool;
- 6 autuações por recusa ao teste de alcoolemia;
- 14 autuações por conduzir sem habilitação;
- 32 autuações por veículos sem registro ou licenciamento.
Parceria e coordenação
A operação contou com apoio do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Delegacia de Trânsito, Departamento de Trânsito (Detran-MT), Guarda Municipal, Sistema Socioeducativo, Policial Penal, Corpo de Bombeiros e Politec. O GGI destacou que ações como essa têm o objetivo de reduzir acidentes e reforçar a segurança viária.
Contexto de segurança no trânsito
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que o álcool é um dos principais fatores em acidentes de trânsito no país, com aumento de até 20% na probabilidade de colisões graves. A atuação integrada de múltiplas forças de segurança, como a realizada em Várzea Grande, segue recomendações nacionais de fiscalização e prevenção.
As operações da Lei Seca em Mato Grosso têm registrado aumento consistente na detecção de condutores irregulares e álcool positivo, refletindo esforço contínuo de fiscalização preventiva e educação no trânsito.
Reportagem baseada em Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Para mais informações sobre a segurança viária e como se prevenir, consulte o site do Detran-MT.