Proprietários de veículos com placa final 0 têm até o próximo dia 31 de outubro para realizar o pagamento do Licenciamento 2025, conforme divulgado pelo Detran-MT. O procedimento garante que o veículo esteja regularizado e evita multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como emitir a taxa e o CRLV-e
O pagamento da taxa pode ser realizado diretamente pelo site do Detran-MT, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) pode ser emitido em formato digital (PDF) ou impresso em papel comum.
Ambas as versões do documento possuem o mesmo valor jurídico do antigo modelo impresso — o chamado “verdinho” — e são autenticadas via QR Code, que conecta o documento à base nacional de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Regularização de débitos e obrigações legais
O Detran-MT reforça que o veículo só estará devidamente licenciado após a quitação de todos os débitos, incluindo:
- IPVA;
- Taxa de Licenciamento;
- Multas de trânsito;
- Eventuais pendências administrativas ou judiciais.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97), conduzir veículo sem portar o licenciamento do ano corrente, seja físico ou digital, resulta em multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Informações adicionais
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a regularização veicular contribui para a redução de infrações e facilita a fiscalização de veículos em circulação, fortalecendo a segurança no trânsito.
Reportagem baseada em informações oficiais do Detran de Mato Grosso e Senatran.
Para evitar transtornos, o Detran-MT recomenda que os motoristas não deixem o pagamento para os últimos dias e mantenham o CRLV-e sempre acessível, seja no celular ou impresso.