CPMI investiga suspeitas de fraudes bilionárias no INSS envolvendo descontos irregulares

A CPMI do INSS ouviu nesta segunda-feira (20) dois ex-dirigentes para esclarecer denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários, que somam mais de R$ 1,1 bilhão.

Fonte: CenárioMT

CPMI investiga suspeitas de fraudes bilionárias no INSS envolvendo descontos irregulares
Foto: Lula Marques/ Agência Braasil.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retomou nesta segunda-feira (20) as oitivas sobre os descontos irregulares aplicados a aposentados e pensionistas. Entre os depoentes estão Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), e Tonia Andrea Inocentini Galleti, ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Felipe Gomes foi convocado para explicar as suspeitas de movimentações financeiras que superam R$ 1,1 bilhão em descontos não autorizados. Segundo as investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), ele teria sido um dos principais operadores do esquema de fraudes previdenciárias.

[Continua depois da Publicidade]

Já Tonia Galleti deve detalhar as razões pelas quais suas denúncias sobre os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e associações não avançaram no CNPS. O depoimento atende a requerimentos de parlamentares como Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Em um dos pedidos, Izalci destacou que a investigação deve ir além dos executores do esquema, alcançando também as possíveis falhas estruturais e omissões dentro da autarquia. Já o senador Fabiano Contarato (PT-ES) ressaltou que a ABCB foi autorizada a descontar até 2,5% dos benefícios, mas acabou cobrando de segurados que não tinham vínculo com a entidade, o que caracteriza violação dos direitos dos beneficiários.

[Continua depois da Publicidade]

Na semana anterior, o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, compareceu à CPMI, mas exerceu o direito de permanecer em silêncio após decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Stefanutto afirmou ter adotado medidas para reduzir filas e combater irregularidades nos descontos previdenciários, destacando o empenho dos servidores do instituto.

As investigações continuam, e os parlamentares devem ouvir novas testemunhas nas próximas sessões para esclarecer as responsabilidades e propor medidas de prevenção contra novos desvios.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.