Spike Lee adia visita ao Rio, mas filme ‘Luta de Classes’ conquista público

A aguardada presença de Spike Lee no Festival do Rio foi adiada, mas a pré-estreia de seu novo filme, 'Luta de Classes', manteve o entusiasmo do público carioca.

Fonte: CenárioMT

Spike Lee adia visita ao Rio, mas filme 'Luta de Classes' conquista público
Foto: Divulgação/Apple TV+ / Rolling Stone Brasil

A visita do renomado diretor norte-americano Spike Lee ao Brasil precisará esperar um pouco mais. Segundo comunicado da RioFilme e do Festival do Rio, divulgado na manhã deste domingo (19), um imprevisto em sua partida de Nova Iorque impediu o cumprimento da agenda programada.

Para evitar o cancelamento parcial das atividades, a organização do evento e a equipe do cineasta decidiram adiar oficialmente a visita. Uma nova data será definida em breve, conforme informaram os organizadores.

[Continua depois da Publicidade]

A programação com Spike Lee incluía sessões especiais nos cinemas Estação Net Botafogo e Estação Net Rio, além de encontros com artistas e realizadores negros na região da Pequena África. O diretor também receberia o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro em cerimônia oficial.

Mesmo com o adiamento, o público não desanimou. A pré-estreia de “Luta de Classes” (Highest 2 Lowest), novo longa do diretor, ocorreu como parte da programação estendida do festival e atraiu dezenas de fãs em Botafogo.

[Continua depois da Publicidade]

O músico carioca Kalebe foi um dos presentes e celebrou a oportunidade de assistir à produção: “Sou apaixonado pelo Spike Lee e foi incrível ver a identidade dele no filme. A cada detalhe, lembrava dos outros trabalhos. Ele sempre emociona.”

Kalebe comentou ainda sobre o título da obra: “Fiquei pensando quando essa ‘luta de classes’ iria surgir, mas no fim tudo fez sentido com a trama. Não posso dar spoiler”, brincou.

‘Luta de Classes’ é estrelado por Denzel Washington e reinterpreta o clássico japonês Céu e Inferno (High and Low), de Akira Kurosawa. A história foi adaptada para a Nova York contemporânea e apresenta um magnata da indústria musical que enfrenta um dilema moral ao ter o filho sequestrado — decidir entre salvar o herdeiro ou preservar o império que construiu.

Com estética vibrante, trilha sonora intensa e diálogos afiados, o filme reafirma o olhar crítico de Spike Lee sobre a desigualdade social e o racismo estrutural nas grandes cidades.

A nova data da vinda de Spike Lee ao Brasil será anunciada nas próximas semanas, segundo a organização do Festival do Rio.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.