Alunos de Cuiabá serão incentivados a trocar telas pela leitura de livros

Cada estudante, do 1º ao 5º ano, receberá um kit com cinco livros literários para ler em casa, na escola, ou, onde quiser.

Fonte: CENÁRIOMT

Alunos de Cuiaba serao incentivados a trocar telas pela leitura de livros scaled
Alunos de Cuiabá serão incentivados a trocar telas pela leitura de livros

A Secretaria Municipal de Educação lançará na quarta-feira (15) o projeto “Livro Livre”, que vai incentivar cada estudante do 1º ao 5º ano das escolas públicas de Cuiabá a trocar, todos os dias, 15 minutos de telas de aparelhos celulares, tablets e TVs por 15 minutos de leitura.

O lançamento do projeto “Livro Livre” ocorrerá às 9h30 na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) professora Gracildes Melo Dantas, localizada na Rua 15, Quadra 60 S/N, bairro: Altos da Glória. O evento vai ter a participação do prefeito Abilio Brunini e da primeira dama Samantha Iris.

[Continua depois da Publicidade]

Cada estudante, do 1º ao 5º ano, receberá um kit com cinco livros literários para ler em casa, na escola, ou, onde quiser.  Os livros serão de propriedade dos estudantes e deverão permanecer em casa, incentivando a leitura cotidiana e o convívio familiar.

Também serão entregues os seguintes materiais de apoio: o guia da família, destinado a sugestões práticas para incluir a leitura na rotina, e, o guia do professor, com roteiros de leitura alinhados a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

[Continua depois da Publicidade]

O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, detalha que o projeto Livro Livre incentivará a leitura, ao mesmo tempo, em que buscará o apoio da família para o melhor aprendizado dos estudantes.

“Nós queremos despertar o encantamento dos alunos pelas obras literárias, e, orientar as famílias a respeito da importância da leitura em casa, sem cobranças ou tarefas obrigatórias. Queremos os pais participando da leitura com os filhos, criando momentos afetivos e conversas significativas”, ressalta.

Pelo projeto “Livro Livre”, o papel do professor será de despertar o interesse do aluno pelas obras literárias, mediar experiências de leitura significativas, orientar as famílias sobre a importância da leitura em casa, sem cobranças ou tarefas obrigatórias.

A família será incentivada a organizar um espaço de acolher livros em seus lares, participar da leitura com os filhos, criando momentos afetivos e conversas significativas.

Os resultados esperados pelo projeto “Livro Livre” são os seguintes: criação de memórias afetivas entre estudantes, professores e familiares, valorização da leitura como ferramenta de imaginação, reflexão e afeto e o fortalecimento da comunidade escolar por meio da literatura.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.