Seleção Brasileira leva virada do Japão e perde amistoso por 3 x 2 em falhas fefensivas

Seleção Brasileira perde de virada para o Japão por 3 a 2 em amistoso, com falhas defensivas evidentes. Ancelotti usou o jogo para testar 8 novos titulares para os confrontos de novembro

Fonte: CenárioMT

54763783239_38468dc0ce_k-aspect-ratio-512-320.jpg
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira (Foto: @rafaelribeirorio/CBF)

Brasil abriu 2 a 0 com gols de Paulo Henrique e Martinelli, mas sofreu três gols em Tóquio. Preparação para a Copa do Mundo de 2026 continua em novembro com testes contra Senegal e Tunísia.

A Seleção Brasileira sofreu uma derrota de virada para o Japão por 3 a 2, em um amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. A partida, disputada nesta terça-feira (14/10) no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, expôs falhas individuais no sistema defensivo brasileiro, apesar de um bom início de jogo. A comissão técnica de Carlo Ancelotti usou a partida para fazer diversos testes em campo, visando os próximos desafios contra Senegal e Tunísia.

Primeiro Tempo: Vantagem com Gols de Qualidade

O Brasil começou o jogo com boa ofensividade, aproveitando a criatividade do meio-campo. O primeiro gol surgiu de uma jogada bem trabalhada: Bruno Guimarães recebeu de Paquetá e deu um passe preciso de primeira para Paulo Henrique, que finalizou com um chute de três dedos, abrindo o placar.

[Continua depois da Publicidade]

Pouco depois, a vantagem foi ampliada. Aos 32 minutos, Lucas Paquetá lançou por cima para Martinelli, que finalizou de primeira com a perna esquerda, levando o placar para 2 a 0 antes do intervalo.

Segundo Tempo: Falhas Individuais e Virada Japonesa

A volta para o segundo tempo marcou o início da reação japonesa, facilitada por erros brasileiros. Aos seis minutos, o zagueiro Fabrício Bruno se atrapalhou na saída de bola, entregando a posse para Minamino, que não perdoou e diminuiu para 2 a 1.

[Continua depois da Publicidade]

O empate veio aos 16 minutos: em cruzamento de Ito, a bola chegou a Nakamura, que finalizou de primeira. Na tentativa de corte, Fabrício Bruno acabou desviando contra a própria meta, empatando o jogo.

A virada do Japão foi concretizada aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, Ueda subiu sem marcação e cabeceou. O goleiro Hugo Souza desviou, mas a bola acabou entrando, selando o placar em 3 a 2 para os donos da casa.

Detalhes da Partida

A partida contra o Japão fez parte de uma série de testes do técnico Carlo Ancelotti. Em comparação com a goleada diante da Coreia do Sul (na última sexta, 10), oito jogadores diferentes foram escalados como titulares. Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr. mantiveram suas posições iniciais, reforçando o caráter experimental desta Data Fifa asiática.

  • Local: Ajinomoto Stadium, Tóquio, Japão.
  • Placar Final: Japão 3 x 2 Brasil.
  • Gols do Brasil: Paulo Henrique e Martinelli.
  • Mudanças no Time: Oito novos titulares em relação ao jogo anterior.

    “As falhas são preocupantes a essa altura da preparação. Precisamos de mais consistência defensiva para a Copa do Mundo. A comissão técnica seguirá usando os próximos jogos para testar o máximo de atletas”, destacou um analista esportivo após o resultado.

Próximos Compromissos da Seleção (Data Fifa Novembro)

O Brasil terá mais dois desafios em 2025, durante a Data Fifa que ocorre entre 10 e 18 de novembro. Os adversários serão seleções africanas, com o objetivo de simular diferentes estilos de jogo antes da Copa do Mundo.

Data Fifa Adversário Local
Novembro Senegal Londres
Novembro Tunísia Paris

Data Fifa: Período reservado no calendário internacional da FIFA no qual as seleções nacionais podem convocar seus jogadores para disputar amistosos ou partidas oficiais.

Sistema Defensivo: Conjunto de jogadores e táticas utilizados por uma equipe para evitar que o adversário crie chances de gol e marque.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .