Ministério de Minas e Energia discute apagão com ONS após falha em subestação

Reunião ocorre após um apagão atingir todas as regiões do país devido a um incêndio em uma subestação no Paraná.

Fonte: CenárioMT

Ministério de Minas e Energia discute apagão com ONS após falha em subestação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizam uma reunião nesta terça-feira (14), às 11h, para avaliar as causas do apagão que afetou todas as regiões do Brasil durante a madrugada.

O ministro Alexandre Silveira confirmou o encontro e afirmou que o governo aguarda informações mais detalhadas para esclarecer a origem da falha. Segundo ele, o ponto mais importante foi o rápido restabelecimento do fornecimento de energia em todo o país.

[Continua depois da Publicidade]

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Silveira destacou que não houve escassez de energia, mas sim um problema estrutural provocado por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná. A informação foi confirmada pelo ONS em nota oficial.

De acordo com o órgão, o incidente começou em um reator na Subestação de Bateias, o que levou ao desligamento completo da estrutura de 500 kilovolts (kV) e à interrupção da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do apagão, o Sul exportava cerca de 5 mil MW (megawatts) para o restante do país.

[Continua depois da Publicidade]

As autoridades continuam apurando as causas do incêndio e analisam medidas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.