Programa ‘Mais Verde Mais Alimento’ é regulamentado e fortalece ações ambientais e sociais em Nova Mutum

Os participantes devem encaminhar suas doações à SAMA, onde receberão uma requisição para a retirada das mudas no Viveiro Municipal

Fonte: CENÁRIOMT

Programa Mais Verde Mais Alimento e regulamentado e fortalece acoes ambientais e sociais em Nova Mutum
Programa 'Mais Verde Mais Alimento' é regulamentado e fortalece ações ambientais e sociais em Nova Mutum

A Prefeitura de Nova Mutum deu um passo decisivo para a consolidação do Programa “Mais Verde Mais Alimento” ao oficializá-lo por meio do Decreto nº 092/2025. Este marco regulamenta uma iniciativa que desde 2015 equilibra ações ambientais com a promoção da solidariedade social, concretizando uma estratégia integrada que fortalece tanto a arborização urbana quanto o apoio a famílias vulneráveis.

O programa tem uma dinâmica simples e eficaz: a troca de alimentos não perecíveis por mudas de árvores frutíferas e nativas. A cada 2 quilos de alimentos doados, o participante recebe uma muda, e com uma cesta básica de pelo menos 14 quilos, pode garantir até 10 mudas no Viveiro Municipal.

[Continua depois da Publicidade]

A doação de alimentos, será destinada para o Mercado do Bem coordenada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, garantindo que os recursos cheguem diretamente às famílias que enfrentam dificuldades, promovendo uma rede de apoio comunitário.

A regulamentação confere ao programa uma estrutura formal, o que amplia sua visibilidade e potencial de impacto. Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Márcia Coelho, “O Programa Mais Verde Mais Alimento nasceu de uma ideia simples, mas muito poderosa, que é unir o cuidado com o meio ambiente e o apoio às pessoas que mais precisam. Com a regulamentação, o programa ganha mais estrutura e visibilidade, incentivando a população a participar e contribuir com uma cidade mais verde e acolhedora.”

Além do benefício direto para o meio ambiente, que se reflete no aumento da cobertura arbórea e na valorização das espécies nativas, o programa atua no fortalecimento da cidadania e da solidariedade.

[Continua depois da Publicidade]

Os participantes devem encaminhar suas doações à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), onde receberão uma requisição para a retirada das mudas no Viveiro Municipal. A oficialização do programa abre espaço para que mais pessoas tomem parte dessa iniciativa que alia preservação ambiental a um compromisso social fundamental.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.