Prisões em Mato Grosso destacam eficácia do Vigia Mais MT

Tecnologia de videomonitoramento do Vigia Mais MT resulta em prisões em Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

Fonte: CenárioMT

Prisões em Mato Grosso destacam eficácia do Vigia Mais MT
Prisões em Mato Grosso destacam eficácia do Vigia Mais MT - Foto: SESP

Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Cuiabá – Em menos de quatro dias, quatro foragidos da Justiça foram capturados em diferentes municípios de Mato Grosso com o apoio do programa estadual de videomonitoramento, Vigia Mais MT. A iniciativa, que integra câmeras de segurança ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tem se mostrado uma ferramenta eficaz na identificação e captura de criminosos procurados pela Justiça.

A prisão mais recente ocorreu no domingo (13), em Várzea Grande, quando o sistema detectou um veículo suspeito na Avenida Leôncio Lopes de Miranda. Com informações prévias sobre a rota da suspeita, as câmeras foram reposicionadas estrategicamente, permitindo que a Polícia Militar abordasse a mulher na Avenida Presidente Arthur Bernardes, no bairro Jardim Aeroporto. Ela foi encaminhada à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.

[Continua depois da Publicidade]

Em Lucas do Rio Verde, na sexta-feira (11), a tecnologia de leitura automática de placas (OCR) identificou um veículo com restrição judicial trafegando pela Avenida Goiás. A Guarda Municipal abordou o condutor no estacionamento de um estabelecimento comercial, confirmando o mandado de prisão em aberto e conduzindo-o à delegacia sem necessidade de uso de força.

Já na quinta-feira (10), em Cuiabá, o sistema de reconhecimento facial do Vigia Mais MT detectou uma mulher com mandado de prisão ativo por homicídio. Ela foi identificada por câmeras instaladas na região central da cidade e, após monitoramento em tempo real, foi abordada pela equipe policial e encaminhada à unidade da Polícia Judiciária Civil.

[Continua depois da Publicidade]

Vigia Mais MT: Tecnologia a serviço da segurança pública

O programa Vigia Mais MT foi criado em 24 de maio de 2022 pela Lei nº 11.766, com o objetivo de fortalecer a segurança pública através da ampliação do sistema de videomonitoramento em locais públicos e privados. Atualmente, o programa conta com mais de 15 mil câmeras integradas ao sistema do Ciosp, presentes em 128 municípios do estado, incluindo Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. A iniciativa tem contribuído de forma decisiva para a prevenção e elucidação de crimes, além de garantir respostas mais rápidas às ocorrências.

Reportagem baseada em informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) e Polícia Militar de Mato Grosso.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.