Brigadas controlam dois incêndios na Chapada dos Veadeiros e combatem foco remanescente

O ICMBio anunciou que dois dos três incêndios na Chapada dos Veadeiros foram controlados, mas o trabalho de combate ao fogo continua.

Fonte: CenárioMT

Brigadas controlam dois incêndios na Chapada dos Veadeiros e combatem foco remanescente
Foto: Agência Brasil

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que dois dos três incêndios que atingem a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foram controlados durante o último final de semana.

“Dois incêndios que atingiam a Chapada dos Veadeiros foram controlados durante os dias 11 e 12 de outubro. Atualmente, permanece ativo um foco na região de Nova Roma”, destacou o instituto.

Embora não exista um levantamento oficial atualizado da área total atingida, o ICMBio estima que os incêndios já possam ter consumido cerca de 80 mil hectares desde o início da operação.

[Continua depois da Publicidade]

“Até o momento, não foram observados animais selvagens afetados, mas animais domésticos, como bovinos, sofreram com as chamas”, acrescentou a nota.

Combate ao fogo continua

O instituto informou que os próximos dias serão dedicados ao controle do foco restante, monitoramento para evitar novos incêndios e ao resgate de animais.

Um dos incêndios começou próximo ao povoado Cormari, atingindo o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde recebeu atenção intensa das equipes de contenção.

[Continua depois da Publicidade]

Ao todo, 211 pessoas participam da operação, incluindo servidores e brigadistas do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Rede Contra Fogo, Brivac, Brigada de São Jorge e Brigada Cerrado em Pé.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.