Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde prestou uma homenagem a quatro ex-presidentes da Casa. A cerimônia reconheceu os serviços prestados pelos parlamentares, sendo duas homenagens entregues a familiares, em memória, e duas aos ex-vereadores pessoalmente.
Os ex-presidentes Carlos Krieger Girotto e Demétrio Cézar Teixeira, que já faleceram, foram representados por seus familiares. Já a ex-presidente Sandra Barzotto e o atual vereador Wlad Mesquita estiveram presentes para receber a honraria.
O atual presidente da Câmara, Airton Callai, definiu o momento como “muito importante” e “gratificante”. Ele destacou a contribuição dos homenageados para a cidade, afirmando que “muitas das nossas leis, muitos dos nossos códigos foram escritos por essas pessoas”.
Callai fez referência individual a cada um deles. Sobre Carlos Girotto e Demétrio César, lembrou que eles “ficaram na Câmara Municipal por vários anos, inclusive três legislaturas junto comigo”. Sobre Wlad Mesquita, o presidente o chamou de “exímio vereador, principalmente na parte de segurança pública e também na causa animal”. Quanto à Sandra Barzotto, Callai mencionou que ela “passou pelo Legislativo, cumpriu a sua etapa aqui por quatro anos, sendo a presidenta da Casa e também sendo a primeira mulher a ser intitulada como prefeita de Lucas do Rio Verde”.
“É muito bom nós poder homenagear as pessoas que estão junto conosco e também matar um pouco da saudade daquelas pessoas que já se foram. Afinal, só se sente saudade do que é bom”, completou o presidente.
Trajetória dos homenageados: Carlos Krieger Girotto ingressou na Câmara pela primeira vez na legislatura 1993-1996. Foi reeleito para os períodos 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012. Exerceu a presidência do Legislativo nos anos de 2001-2002 e em 2012. Ele faleceu em 2022, deixando esposa, filhos e netos. Como reconhecimento, a Câmara deu seu nome ao prédio do Legislativo.
Demétrio Cézar Teixeira foi vereador nas legislaturas 2001-2004, 2005-2008 e 2013-2016. Assumiu a presidência da Câmara em 2018. O parlamentar faleceu em 2021, vítima da covid-19, deixando duas filhas e um neto.
Sandra Barzotto exerceu um único mandato de vereadora, na legislatura 2021-2024. Assumiu a presidência da Câmara em 2023 e deixou o cargo em agosto de 2024.
Wlad Mesquita, que estava em seu primeiro mandato como vereador, foi eleito para substituir Sandra Barzotto na presidência, permanecendo à frente do Legislativo até o final de 2024. Atualmente, ele exerce seu segundo mandato como vereador.