Agricultores familiares de MT comercializam 22 toneladas de alimentos com apoio da Conab

Produtos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e serão destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional

Fonte: Assessoria

alimentos agricultura familiar
Foto: Ilustração

Agricultores e agricultoras familiares de Mato Grosso irão destinar cerca de 22 toneladas de alimentos ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de São José dos Quatro Marcos (MT), beneficiando pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional atendidas pela instituição. Os produtos são adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

As primeiras entregas dos alimentos ao CRAS se iniciam nesta semana, e marca o início da execução do projeto de PAA firmado com produtores da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São João da Figueirinha, como forma de apoio à produção. Pela proposta aprovada pela Companhia, 22 agricultores e agricultoras irão fornecer 22 toneladas de alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes. Para realizar a aquisição, a estatal irá destinar cerca de R$ 220 mil, recurso repassado pelo MDS.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa ação é mais um exemplo concreto de como o PAA pode gerar impactos positivos tanto para os pequenos produtores quanto para as comunidades em situação de vulnerabilidade. A aquisição dos produtos não só apoia o desenvolvimento rural sustentável como também melhora a oferta de alimentos nutritivos para as instituições beneficiadas, fortalecendo a rede de apoio à segurança alimentar e nutricional em diversas regiões do Brasil”, reforça a superintendente da Conab em Mato Grosso, Francielle Guedes. “Ao estimular a produção agrícola local e assegurar que alimentos de qualidade cheguem à mesa de quem mais precisa, o Programa contribui significativamente para a promoção da dignidade alimentar e para o fortalecimento das cadeias produtivas regionais”, complementa.

O projeto foi apresentado e aprovado pela estatal neste ano, e a expectativa é que a execução ocorra pelos próximos nove meses. Os produtos doados irão auxiliar na alimentação de aproximadamente 2,4 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que são atendidas pelo CRAS de São José dos Quatro Marcos

[Continua depois da Publicidade]

Segurança alimentar – Criado há mais de 20 anos, no âmbito da estratégia Fome Zero, o Programa de Aquisição de Alimentos une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.

Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda aos produtores, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também, a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT