Quatro presos e 45 motos apreendidas em operação Lei Seca em Cuiabá

Ação integrada do GGI fiscalizou 92 motocicletas na Avenida Parque do Barbado, com foco em irregularidades e alcoolemia.

Fonte: CenárioMT

Quatro presos e 45 motos apreendidas em operação Lei Seca em Cuiabá
Foto: GGI-SESP

Cuiabá (MT) — Quatro pessoas foram presas e 45 motocicletas removidas durante a Operação Lei Seca realizada na noite de quinta-feira (9), na Avenida Parque do Barbado, bairro Jardim Renascer, conforme relatório oficial do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Mato Grosso. A ação, voltada à fiscalização de motocicletas, integra a política estadual de tolerância zero contra infrações de trânsito e o consumo de álcool por condutores.

Prisões e autuações

Segundo o GGI, dos quatro detidos, três foram autuados por adulteração de sinal identificador de veículo — prática tipificada no artigo 311 do Código Penal, com pena de até seis anos de reclusão. Dois deles não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O quarto preso foi flagrado portando drogas e sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa, conforme previsto na Lei nº 11.705/2008, que institui a Lei Seca.

[Continua depois da Publicidade]

Ao todo, os agentes lavraram 49 autos de infração, sendo:

  • 18 por conduzir veículo não licenciado;
  • 13 por dirigir sem CNH;
  • 16 por infrações diversas, como ausência de equipamentos obrigatórios e documentação irregular.

Resultados da operação

Durante a fiscalização, foram abordadas 92 motocicletas, das quais 55 resultaram em autuações. Também foram aplicados 32 testes de alcoolemia, reforçando o foco preventivo da ação. O objetivo, segundo o GGI, é reduzir acidentes e mortes no trânsito — que continuam sendo uma das principais causas de óbitos evitáveis no país. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 30 mil pessoas morrem anualmente em decorrência de sinistros de trânsito no Brasil.

[Continua depois da Publicidade]

Forças envolvidas

A Operação Lei Seca — também chamada de Operação Tolerância Zero — contou com apoio conjunto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Penal, do Sistema Socioeducativo e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O GGI reforçou, em nota, que as ações continuarão de forma sistemática em pontos estratégicos da capital e municípios vizinhos. A população pode colaborar denunciando condutores embriagados ou veículos adulterados por meio do 190 ou do canal oficial do Batalhão de Trânsito da PM.

Contexto e prevenção

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o consumo de álcool é um dos principais fatores de risco em colisões fatais envolvendo motociclistas. Em 2024, Mato Grosso registrou aumento de 18% nas autuações por embriaguez ao volante em relação ao ano anterior, conforme o Detran-MT.

O Estado mantém campanhas permanentes de conscientização, como o programa ‘Viva Seguro no Trânsito’, que promove ações educativas em escolas e centros urbanos. A meta é reduzir pela metade as mortes em acidentes até 2030, alinhando-se ao plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta reportagem foi elaborada com base em informações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e da Secretaria de Comunicação de Mato Grosso. Última atualização: 10 de outubro de 2025.

Serviço: Denúncias de direção sob efeito de álcool podem ser feitas pelo telefone 190 ou via aplicativo MT Cidadão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .