Nova Mutum (MT) — Três pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a 20ª edição da Operação Lei Seca 2025, realizada na noite de quinta-feira (9) na Avenida Mutum, conforme divulgado pela Polícia Militar de Mato Grosso. A ação conjunta contou com a participação da Polícia Civil, Prefeitura, GGI/SESP, 44ª CIRETRAN, DPST Nova Mutum, 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (CIBM) e POLITEC.
De acordo com o balanço oficial, 111 veículos foram fiscalizados e 131 testes de alcoolemia aplicados. Além das três prisões por embriaguez, as equipes autuaram dez motoristas por dirigirem sob efeito de álcool, treze por não possuírem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vinte e quatro por conduzirem veículos não registrados ou sem licenciamento. Ao todo, foram lavrados 75 autos de infração e 28 veículos apreendidos — sendo 20 carros e 8 motocicletas.
Operação Lei Seca: reforço à segurança no trânsito
A Operação Lei Seca é uma ação integrada coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), com apoio de diferentes forças policiais e órgãos municipais. Segundo a SESP, o objetivo é reduzir os índices de acidentes e mortes provocadas pela combinação de álcool e direção. O documento oficial com os dados está disponível no portal da SESP-MT.
Os veículos irregulares foram removidos para o pátio do 44º CIRETRAN, e os condutores presos foram encaminhados à Delegacia Judiciária Civil de Nova Mutum para as devidas providências legais. A infração por dirigir sob influência de álcool é considerada gravíssima, conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e possibilidade de detenção.
Contexto estadual e dados recentes
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso figura entre os estados com maior índice de infrações relacionadas à embriaguez ao volante na região Centro-Oeste. Em 2024, mais de 3 mil motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool no estado, conforme levantamento da SESP.
Ações como a Operação Lei Seca, que já se tornou rotina em municípios como Nova Mutum, Sinop e Rondonópolis, têm sido apontadas por especialistas em segurança viária como fundamentais para reduzir a mortalidade no trânsito e reforçar a fiscalização de condutores reincidentes.
Esta reportagem foi elaborada com base em informações oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT).
Denúncias e informações sobre condutas perigosas no trânsito podem ser feitas pelo Disque 190 ou pelo canal do Detran-MT.