Rubio inicia conversas com Brasil sobre tarifaço dos Estados Unidos

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, contatou o ministro brasileiro Mauro Vieira para tratar da tarifa extra sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.

Fonte: CenárioMT

Rubio inicia conversas com Brasil sobre tarifaço dos Estados Unidos
Rubio inicia conversas com Brasil sobre tarifaço dos Estados Unidos - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (9) que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a taxação adicional sobre produtos brasileiros exportados ao país norte-americano. Lula destacou que, após conversa por videoconferência com o presidente Donald Trump na segunda-feira (6), as negociações entram agora em uma nova fase.

“Fiquei surpreso com o resultado da conversa, porque parecia impossível que acontecesse”, afirmou Lula, lembrando que ambos também conversaram rapidamente durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas no mês passado.

O presidente brasileiro ressaltou que a ligação de Trump foi cordial e que os dois mantêm uma comunicação direta, inclusive trocando números de telefone para encontros futuros.

[Continua depois da Publicidade]

“Somos dois líderes de 80 anos, presidindo as maiores democracias do Ocidente, e precisamos transmitir cordialidade e harmonia. Pedi a ele que retirasse a taxação sobre produtos brasileiros, pois houve informação equivocada. Agora, começa um novo momento”, explicou Lula em entrevista à Rádio Piatã.

Primeiras conversas

Trump designou Marco Rubio para continuar as negociações. “Talvez agora comecem as conversas e vamos ver se conseguimos chegar a um acordo, porque o Brasil não busca conflito com os EUA”, disse o presidente.

“Os Estados Unidos têm uma aliança de 201 anos com o Brasil. Queremos manter uma relação boa, civilizada e democrática, sem abrir mão da nossa soberania”, acrescentou Lula.

O Itamaraty confirmou que Rubio e Vieira devem se reunir em breve em Washington para avançar nas questões econômico-comerciais definidas pelos presidentes.

[Continua depois da Publicidade]

“O secretário convidou o ministro Mauro Vieira para integrar a delegação e permitir uma reunião presencial para tratar dos temas prioritários da relação bilateral”, informou a nota oficial.

Tarifaço

A tarifa adicional imposta pelo governo Trump faz parte da política de elevar impostos sobre parceiros comerciais para recuperar competitividade econômica em relação à China.

Em abril, o Brasil recebeu uma taxa inicial de 10% sobre exportações, devido ao superávit comercial com os EUA. Em agosto, uma tarifa adicional de 40% entrou em vigor em retaliação a decisões consideradas prejudiciais a empresas estadunidenses e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Produtos como café, frutas e carnes foram incluídos na taxação, enquanto cerca de 700 itens, incluindo suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, inicialmente ficaram de fora. Posteriormente, outros produtos também foram excluídos das tarifas adicionais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.