O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz recebeu, na última terça-feira (7), a comissão organizadora do Seminário da Semana do Aviador, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, na Fundação Rio Verde. O evento, que tem como tema “Aviação Agrícola e Segurança Operacional no Centro-Oeste”, contará com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que participará de um painel no dia 24.
A iniciativa integra a programação da Semana do Aviador, celebrada em 23 de outubro, e deve reunir profissionais e autoridades da aviação agrícola, setor que tem forte presença na região, impulsionado pela grande produção de grãos e pela expressiva frota de aeronaves agrícolas no município e na região.
Rodrigo Pasqualli, diretor executivo da Fundação Rio Verde, uma das parceiras do seminário, destacou a importância do evento para a capacitação técnica e a aproximação com a comunidade.
“A ideia é capacitar e dar condições para que a comunidade também tenha um primeiro contato com o universo da aviação agrícola. O evento será dividido em dois momentos: no primeiro dia, trabalharemos a parte profissional, com capacitação de pilotos e operadores, abordando temas regulatórios e de segurança de voo. No segundo dia, teremos a parte institucional e festiva, aberta ao público, com exposição e shows aéreos. É uma vertente importante da nossa economia e que contribui diretamente com o desempenho do agro no município”, ressaltou Pasqualli.
Já o membro da organização Fábio Oliveira destacou que o seminário busca consolidar uma agenda permanente no município.
“Pensamos em um evento que una os três pilares da aviação agrícola: normativas e regulamentação da atividade; capacitação e atualização dos pilotos e calibrações dos equipamentos utilizados na aeronave para aplicação de defensivos. Estivemos com o prefeito Miguel pedindo um apoio junto à Prefeitura para que a gente possa fazer um evento que seja um marco transformar e torná-lo em uma tradição anual em Lucas do Rio Verde”, afirmou.
Com público-alvo formado por pilotos, preparadores de calda, produtores rurais, técnicos agrícolas, profissionais de manutenção de aeronaves, autoridades reguladoras e a sociedade, o evento reforça o papel de Lucas do Rio Verde como referência em tecnologia e inovação no agronegócio.
Programação
Local: Fundação Rio Verde
Datas: 24 e 25 de outubro
Sexta-feira (24/10)
08h – Recepção e credenciamento
08h30 – Abertura Oficial
09h – Painel Regulatório: participações do MAPA; INDEA e SAMA
Temas: Licenciamento, fiscalização de operações aéreas e boas práticas ambientais
10h30 – Painel Operação: Calibração – LM Assessoria Agrícola
Temas: Equipamentos, clima, limitantes operacionais, tecnologia de aplicação e aspectos aerodinâmicos do voo agrícola
14h – Painel Profissionalização: IBRAVAG/SINDAG
Temas: Qualificação e valorização dos pilotos agrícolas, redução de incidentes e fortalecimento da imagem do setor
16h30 – Sessão de perguntas e encerramento do dia
Sábado (25/10)
08h30 – Exposição de aeronaves agrícolas
10h30 – Show aéreo com acrobacias
12h30 – Almoço de confraternização, sorteios e homenagens
14h30 – Encerramento