Mais de 160 jovens concluem curso de Python em MT

Formatura em Cuiabá e Várzea Grande capacitou 164 alunos em programação Python, ampliando oportunidades de emprego em tecnologia.

Fonte: CenárioMT

Mais de 160 jovens concluem curso de Python em MT
Mais de 160 jovens concluem curso de Python em MT - Foto: Ascom Seciteci

Mais de 160 alunos concluíram o curso de programação em Python, ofertado gratuitamente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) em parceria com a Cyber Edux Educação Tecnológica. A cerimônia de formatura ocorreu na manhã desta terça-feira (7), no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller, em Cuiabá, com participação de estudantes dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, conforme nota oficial da Seciteci.

Contexto do curso

Python é uma linguagem de programação de alto nível, conhecida por sua simplicidade e legibilidade. Amplamente utilizada em desenvolvimento web, ciência de dados, inteligência artificial, automação de tarefas, desenvolvimento de software e aprendizado de máquina, o domínio dessa ferramenta pode ampliar significativamente as oportunidades de inserção no mercado tecnológico.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário Allan Kardec destacou a relevância da formação técnica: “É o Governo do Estado, por meio da Seciteci, colocando a juventude junto ao mercado de trabalho de alta performance”, afirmou, reforçando que cursos voltados à tecnologia contribuem para reduzir desigualdades e promover inclusão social.

Parceria com a iniciativa privada

Segundo Dante da Mata, presidente da Cyber Edux, a parceria com o governo estadual busca qualificar jovens para o mercado de trabalho. “A Cyber Social, assim como a Seciteci, tem como missão reduzir as desigualdades por meio da educação. Estamos oferecendo mais dignidade para essa juventude que busca o primeiro emprego ou procura se recolocar no mercado de trabalho”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

Perspectivas de emprego e desenvolvimento

A professora Camila Pinho, que acompanhou os alunos durante o curso, ressaltou que os formandos podem atuar em empresas privadas, setor público ou como profissionais autônomos, utilizando ferramentas como Python e Power BI para desenvolver sistemas e soluções digitais. Um dos formandos, Diogo Viana Ravello, avaliou que o curso abriu novos horizontes e possibilitou a prática criativa no desenvolvimento de sistemas.

Em Mato Grosso, iniciativas de capacitação tecnológica buscam atender a demanda crescente do setor de TI, estimado em crescimento de 8% ao ano segundo dados do Ministério da Economia. Cursos gratuitos como este ampliam a empregabilidade de jovens, alinhados a programas nacionais de inclusão digital e formação técnica.

Denúncias de irregularidades ou violências digitais: disque 180.

Esta reportagem foi elaborada com base em informações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e Cyber Edux.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.