O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para Roma no dia 13 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO. Durante o evento, ele integrará a cerimônia de abertura e a reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite foi feito pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente foi informado que o Brasil havia saído do Mapa da Fome. Está confirmado um encontro bilateral entre Lula e Dongyu em Roma, enquanto outros encontros ainda estão sendo avaliados pela equipe presidencial.
Aliança Global
O presidente também participará da inauguração do espaço da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A Aliança conta com cerca de 200 membros, entre países, agências, programas, instituições acadêmicas e bancos de desenvolvimento, e planeja apresentar seus resultados em novembro na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU.
Atualmente, existem 13 novos pedidos de adesão, incluindo países da África, América Latina, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Pelo menos seis desses integrantes já têm planos de ação avançados, como Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia, focados em alimentação escolar, transferência de renda, nutrição materna e apoio à agricultura familiar.
Expectativa na COP30
O governo brasileiro busca aprovar na COP30, em Belém, uma declaração sobre combate à fome, pobreza e ações climáticas. O documento, coordenado pela missão do Brasil em Nova York, está praticamente finalizado e será submetido a todos os países participantes, reforçando o papel do país na liderança do G20 em iniciativas globais de desenvolvimento social.