O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (8) que a operação da Polícia Federal contra crimes de abuso infantil está realizando uma “limpeza neste país”. A declaração foi feita durante evento em Luziânia (GO), em referência à ação que resultou em 55 prisões em flagrante e no resgate de uma vítima, em parceria com polícias civis de 16 estados.
“Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas nas terras indígenas, com garimpeiros explorando meninas, na periferia, nos bairros pobres deste país, nas cidades, na classe média, porque o que não falta é gente safada para fazer coisa errada”, disse Lula durante o evento.
A Operação Nacional Proteção Integral III tem como objetivo identificar suspeitos de envolvimento em crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, especialmente praticados pela internet. De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva.
Participam da operação 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados, entre eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.