O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou nesta terça-feira (7) que a equipe econômica está conduzindo um estudo completo sobre o transporte público brasileiro, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para avaliar a possibilidade da tarifa zero. A declaração foi feita durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”.
Atualmente, 136 municípios adotam transporte gratuito, principalmente cidades de pequeno e médio porte. Algumas capitais, como Brasília e São Paulo, oferecem gratuidade apenas em domingos e feriados.
“É um tema antigo no Brasil. Sabemos que o transporte público urbano é essencial para o trabalhador. Estamos fazendo uma radiografia do setor, a pedido do presidente, analisando estudos anteriores e verificando formas mais adequadas de financiar o sistema”, afirmou Haddad.
O estudo busca levantar o custo do setor, o subsídio público, a contribuição das empresas via vale-transporte e o gasto direto do trabalhador. Além disso, o governo pretende identificar gargalos e oportunidades tecnológicas no transporte.
Em Brasília, movimentos sociais se mobilizam nesta semana para pressionar o governo e o Congresso na discussão sobre a tarifa zero. A Caravana pela Tarifa Zero, de 6 a 10 de outubro, organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL), promove aulas, audiências públicas, panfletagem e encontros com parlamentares e representantes do Executivo para debater alternativas de implementação da gratuidade no transporte.