São Paulo lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

A ação da Secretaria de Estado da Saúde visa atualizar o calendário vacinal e resgatar imunizações não aplicadas.

Fonte: CenárioMT

São Paulo lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) iniciou uma campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes. O foco principal é recuperar imunizações pendentes contra HPV, febre amarela e sarampo, mas o objetivo geral é garantir que todas as vacinas disponíveis no calendário nacional sejam aplicadas.

Até 31 de outubro, todos os imunizantes do SUS estarão acessíveis à população. Como parte da estratégia, em 18 de outubro, sábado, postos de vacinação abrirão em todo o estado para facilitar o acesso de pais e responsáveis que não conseguem levar os filhos durante a semana.

[Continua depois da Publicidade]

Para esclarecer dúvidas, o Governo de São Paulo criou o portal Vacina 100 Dúvidas, que responde às 100 perguntas mais comuns sobre efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças preveníveis e riscos da ausência de imunização.

Cobertura vacinal

Em comparação com 2022, a cobertura vacinal apresentou crescimento em 2023. A BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, passou de 82,2% para 94,8%, enquanto as vacinas contra rotavírus e tríplice viral tiveram aumento significativo, alcançando 91,1% e 99,2%, respectivamente.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.