Lucas do Rio Verde marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro debateu caminhos para ampliar a igualdade, a segurança e as oportunidades para as mulheres em todo o país.
O município foi representado pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Karime Souto, e pela GCM Priscila Nogueira, que integra a Patrulha Maria da Penha, programa ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. A iniciativa atua diretamente na proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e outros órgãos da rede de apoio.
A ida das representantes a Brasília é resultado de um processo iniciado em junho, quando o município realizou sua Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, liderada pela primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. Na etapa estadual, em Cuiabá, realizada em agosto, Karime e Priscila foram eleitas delegadas para representar Lucas do Rio Verde na conferência nacional, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cidade em defesa das mulheres. “Nosso objetivo foi representar o município e contribuir com ideias que ajudem a fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. Participar dessa conferência é também uma forma de mostrar o quanto Lucas do Rio Verde tem avançado na promoção de políticas de proteção e valorização feminina”, destacou Karime.
Ela explicou que muitas das propostas discutidas nesses encontros acabam se transformando em leis e protocolos nacionais. “É muito importante que o município esteja presente nesses espaços de decisão, porque muitas das propostas debatidas acabam se tornando diretrizes para o país inteiro”, completou.
A participação da GCM Nogueira levou à conferência um olhar prático sobre o enfrentamento à violência doméstica e o papel das forças de segurança na proteção às mulheres.
“Representar a Patrulha Maria da Penha na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres foi uma experiência muito significativa. Levar a realidade do nosso trabalho diário em defesa das mulheres vítimas de violência para um espaço de construção de políticas públicas é fundamental. É a oportunidade de mostrar o impacto real que as ações da Patrulha e da rede de enfrentamento têm na vida dessas mulheres”, disse Priscila.
Durante os três dias de conferência, representantes de diferentes regiões participaram de debates com ministras, lideranças femininas e movimentos sociais. Foram discutidos temas como autonomia econômica, enfrentamento à violência, educação, saúde, participação política e segurança pública.
Em Lucas do Rio Verde, o trabalho de enfrentamento à violência e promoção de igualdade é fruto da união entre diversas secretarias e instituições. A Secretaria de Segurança Pública coordena as ações da Patrulha Maria da Penha, enquanto a Secretaria de Assistência Social oferece acompanhamento psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Essas ações se somam às iniciativas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que atua na formulação de políticas, campanhas educativas e no fortalecimento da rede de apoio.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências. A participação do município, demonstra sua preocupação com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.
“Quando o município participa de espaços como esse, ele mostra que valoriza a mulher e acredita na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Karime.